Exclusivo: veja imagens da demolição no Ginásio Cláudio Coutinho
Metrópoles teve acesso ao local que fará parte de um complexo de edificações vizinhas ao Estádio Nacional Mané Garrincha
atualizado
Compartilhar notícia
No mesmo local onde na década de 1980 se ouviam comemorações de pontos, gritos de gol e torcidas animadas, agora só há o som de máquinas, homens trabalhando e muito concreto e estruturas metálicas indo ao chão. O Ginásio Cláudio Coutinho – fechado há duas décadas e lacrado pela Defesa Civil – já não existe mais. O Metrópoles teve acesso ao local que fará parte de um complexo de edificações vizinhas ao Estádio Nacional Mané Garrincha, no Setor de Recreação Pública Norte (SRPN), administrado pelo consórcio Arena BSB.
Em meio a protestos de alunos e ex-alunos do Departamento de Educação Física, Esportes e Recreação (Defer), a obra segue em ritmo acelerado e está adiantada. A previsão é de que na próxima sexta-feira (23/4) as últimas paredes sejam derrubadas. O cronograma prevê ainda que a área onde ficava o ginásio esteja totalmente limpa em 20 de maio.
Histórico e motivo de discórdia
Um relatório de inspeção de monumentos e pontes feito pelo Tribunal de Contas do DF, em junho de 2018, atestou o estado precário da área externa do ginásio. Foram encontrados descolamento de revestimento, fissuras e trincas generalizadas, armadura exposta, oxidação da armadura em estado avançado, deterioração do concreto, deslocamento excessivo das juntas das arquibancada, cobertura danificada e marcas de infiltração. A parte interna já estava interditada pela Defesa Civil desde janeiro de 2008.
O abandono, de fato, deteriorou toda a estrutura do ginásio que tem história em Brasília. O local recebeu diversas competições e médio porte na década de 1980. A avaria ao longo do tempo não apagou a memória de esportistas da capital que viveram experiências no local.
Um grupo denominado #SalveoDefer esteve na área externa da obra no último sábado para protestar contra a derrubada. Eles defendem que o Ginásio Cláudio Coutinho tem indicativo de tombamento e deveria ser restaurada, em vez de derrubado.