Ex-atleta do vôlei detona Ana Paula e faz apelo a favor da democracia
Em entrevista à Folha, Isabel criticou a ex-colega de profissão e falou sobre o movimento Esporte pela Democracia
atualizado
Compartilhar notícia
A ex-jogadora de vôlei Ana paula Henkel, 48, vem ganhando os holofotes devido aos seus posicionamentos políticos polêmicos. Na semana passada, ao falar sobre o caso George Floyd, ela escreveu: “12% negros, 62% dos roubos, 56% dos assassinatos. Faça as contas”. A publicação foi bastante criticada, inclusive por ex-colegas de profissão.
Em entrevista à Folha, a também ex-atleta do vôlei, Isabel Salgado, 59, respondeu Ana Paula: “Você posta constantemente frases e ideias que destilam muito preconceito. Mas o seu último post foi a gota d’água e me chocou e revoltou pela profunda ignorância e irresponsabilidade”, escreveu. “Usando as redes como tem usado, você presta um desserviço no processo de combate ao racismo”, completou.
Mãe de cinco filhos, um dele negro, Isabel também falou sobre o movimento Esporte pela Democracia, que já reúne 300 pessoas, entre atletas, ex-atletas, dirigentes, artistas e jornalistas. O grupo teve início com uma ligação do comentarista e ex-jogador de futebol Casagrande para Isabel, que depois ligou para a ex-companheira Ana Moser e a ex-nadadora Joana Maranhão.
“Esse posicionamento do esporte é um grande avanço, deixar claro para o governo que pensamos assim. Mostramos que somos cidadãos”, diz Isabel.
Até o momento, não há previsão de manifestação pelas ruas por parte do movimento. A principal ação é um manifesto público que, sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pede democracia e respeito à Constituição Federal.