metropoles.com

Ex-atleta do vôlei detona Ana Paula e faz apelo a favor da democracia

Em entrevista à Folha, Isabel criticou a ex-colega de profissão e falou sobre o movimento Esporte pela Democracia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A ex-jogadora de vôlei Ana paula Henkel, 48, vem ganhando os holofotes devido aos seus posicionamentos políticos polêmicos. Na semana passada, ao falar sobre o caso George Floyd, ela escreveu: “12% negros, 62% dos roubos, 56% dos assassinatos. Faça as contas”. A publicação foi bastante criticada, inclusive por ex-colegas de profissão.

Em entrevista à Folha, a também ex-atleta do vôlei, Isabel Salgado, 59, respondeu Ana Paula: “Você posta constantemente frases e ideias que destilam muito preconceito. Mas o seu último post foi a gota d’água e me chocou e revoltou pela profunda ignorância e irresponsabilidade”, escreveu. “Usando as redes como tem usado, você presta um desserviço no processo de combate ao racismo”, completou.

Mãe de cinco filhos, um dele negro, Isabel também falou sobre o movimento Esporte pela Democracia, que já reúne 300 pessoas, entre atletas, ex-atletas, dirigentes, artistas e jornalistas. O grupo teve início com uma ligação do comentarista e ex-jogador de futebol Casagrande para Isabel, que depois ligou para a ex-companheira Ana Moser e a ex-nadadora Joana Maranhão.

 

Ver essa foto no Instagram

 

ESPORTE PELA DEMOCRACIA Nós, atletas, ex-atletas e profissionais ligados ao esporte, cidadãos brasileiros antes de tudo, afinados com o pensamento de diversas categorias e nos juntando às vozes que pactuam com a democracia, os direitos humanos e civis, respeito à vida e à diversidade, estamos aqui unidos em nome daquilo que sempre acreditamos e praticamos em nossas profissões e deve se estender sem restrições ao exercício cotidiano: o direito supremo à vida, a uma sociedade justa e igualitária, ANTIRRACISTA, o respeito das individualidades e o valor do coletivo em nome do bem-estar e da dignidade para todos. O sonho de todo atleta é representar o seu país. Estamos então aqui hoje para reconvocar a lucidez, diante da questão inadiável: que Brasil é esse que queremos trazer na camisa e chamar de nosso? SOMOS UM GRUPO, NÃO TEMOS UM LÍDER, TODOS TEMOS O MESMO PESO, E A NOSSA VOZ TEM O MESMO VALOR! #EsportePelaDemocracia @jujuca1987 @fabialvim @anabmoser @arilsonsilvaswimcoach @ultrajano @igorjuliao2 @serginhoescadinha @wcasagrandejr @isabelsalgadovolei @rai10oficial @pedro.solberg_ @gugakuerten @fegaray @jucakfouri @agsportlight @celia.xakriaba @moara_passoni

Uma publicação compartilhada por Walter Casagrande Júnior (@wcasagrandejr) em

“Esse posicionamento do esporte é um grande avanço, deixar claro para o governo que pensamos assim. Mostramos que somos cidadãos”, diz Isabel.

Até o momento, não há previsão de manifestação pelas ruas por parte do movimento. A principal ação é um manifesto público que, sem citar o nome do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pede democracia e respeito à Constituição Federal.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?