metropoles.com

Ex-árbitro critica VAR no Brasil: “Problema é treinamento”

Renato Marsiglia afirmou que o VAR no Brasil não é utilizado da maneira adequada pois está pecando no excesso de intervenções nos jogos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Renato Marsiglia
1 de 1 Imagem colorida de Renato Marsiglia - Foto: Reprodução

Como de costume, o árbitro de vídeo no futebol brasileiro segue gerando inúmeras polêmicas. A ferramenta é vista como essencial para muitos, mas questionável para outros pela forma em que é utilizada. Renato Marsiglia, ex-árbitro de futebol, questionou a ferramenta no futebol brasileiro. Para o ex-profissional de arbitragem, o VAR tem problemas de conceito e treinamento.

“O que a gente vê é que lá [no futebol europeu], eles interferem muito menos, mas aí não é uma questão de tecnologia, é muito mais uma questão de conceito, de treinamento. De quando que você deve interferir, de quando você deve sustentar a decisão de campo do árbitro, de quando você não deve entrar em questões que são de interpretação, tudo é questão de conceito”, falou Renato Marsiglia ao De Primeira.

Além disso, Renato afirmou que o VAR deveria corrigir erros pontuais e indiscutíveis. No entanto, a ferramenta está sendo utilizada com excesso de intervenções no trabalho do juiz, “reapitando” os duelos.

“A questão do VAR está entre a cadeira e o equipamento: tem a mão humana. E aqui o VAR interfere demais, ele interfere em questões de interpretação. Ele não foi criado para isso, mas para aqueles lances claros, óbvios, inquestionáveis, que a ética repudia e que até o torcedor da equipe prejudicada concorda. Esse é o objetivo do VAR, mas ele se expandiu, talvez pela pressão da mídia, dos torcedores, da comissão técnica, dos clubes, e o VAR passou a reapitar o jogo no Brasil”, concluiu.

Na 22ª rodada do Brasileirão, alguns lances chamaram atenção. O principal deles no clássico entre Vasco e Fluminense, no gol de Vegetti, quando a bola acaba pegando no braço de Léo Pelé e do próprio atacante que balançou a rede. Além disso, no duelo entre Flamengo e Palmeiras, um lance envolvendo Pulgar e Richard Ríos gerou reclamação dos torcedores do Alviverde.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?