Esporte e educação: Aline Furtado é o DF nas Paralimpíadas
Além de atleta, ela também é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal, e quer sua primeira medalha paralímpica
atualizado
Compartilhar notícia
A atleta Aline Furtado, de 40 anos, será a representante da paracanoagem brasileira nas Paralimpíadas Paris 2024. Seu histórico no esporte é o mais recente dos atletas brasileiros na França, começou em 2021, após orientação de um médico da rede Sarah, 18 anos depois de sofrer um acidente automobilístico grave que quase lhe tirou a vida, e deixou de sequelas nos membros inferiores e uma fratura da primeira vertebra lombar. Isso resultou em uma paraplegia incompleta, e que limita os seus movimentos nos pés.
Ela participou dos mundiais da modalidade em 2023, na Alemanha, e em 2024, na Hungria, esse último onde conseguiu a vaga para as Paralimpíadas, na categoria KL3W, onde disputam atletas que têm transtorno do movimento de grau moderado em uma dar pernas, de alto grau em um dos pés e tornozelo ou até mesmo a ausência de membros.
Trabalho fora das águas
Além dos intensos treinamentos para as competições, ela ainda tem um desafio maior, conciliar com o seu trabalho. Aline é professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), uma rotina complicada, mas importante, já que como atleta recebe cerca de R$ 2 mil do governo federal, graças ao ouro que conquistou no Parapan-Americano de 2023.