metropoles.com

Especial Copinha: confira análise do grupo do Brasiliense na Copinha

O Metrópoles traz analise dos grupos dos times do DF na Copinha 2025, começando com o grupo 9, do Brasiliense

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Estádio em Tupã-SP | Metrópoles
1 de 1 Estádio em Tupã-SP | Metrópoles - Foto: Reprodução

O Brasiliense volta a disputar uma edição da Copinha após 14 anos ausente, devido à paralisação das atividades da base. O time estará no Grupo 9, juntamente com o a equipe anfitriã, o Tupã, além do CRB de Alagoas e o Água Santa.

Esta será a nona participação na competição nacional. No Candangão Sub-20, a equipe é heptacampeã, com títulos consecutivos de 2003 a 2009, quando suspendeu as atividades, retomadas em 2023.

Melhor Campanha

Em 2006, o Brasiliense se tornou o primeiro time do Distrito Federal a passar de fase na Copinha, e assim conseguiu a sua melhor participação na competição até hoje.

À época, o time era treinado pelo experiente Reinaldo Gueldini. Na primeira fase, venceu duas fortes equipes paulistas: o São Paulo por 1 x 0 – até hoje essa foi a única vez que o Tricolor Paulista perdeu em uma estreia na competição – com gol de Kabrine; e a Ferroviária, em um duelo equilibrado, por 3 x 2, com gols de Kabrine, Antônio e Eraldo.

No último jogo da primeira fase, empatou com o Moto Club-MA por 0 x 0, e se classificou na segunda posição devido aos critérios de desempate. Na segunda, enfrentou o Paysandu e acabou eliminado ao perder por 1 x 0.

Copinha 2025

Estádio

O Brasiliense terá como sede a cidade de Tupã, que fica no interior de São Paulo, a cerca de 450 km da capital paulista. O estádio onde a equipe jogará será o Alonso Carvalho Braga, o Alonsão, com capacidade para pouco mais de 12 mil pessoas.

Em 2024, além do time dono da casa, o Tupã, o estádio recebeu também o Operário-SP, Guarani-SP e Atlético-GO, esses dois últimos, os classificados para a segunda fase.

O Alonsão foi construído em 1942, e já passou por diversas reformas. É considerado um dos melhores gramados do interior paulista. Recentemente, o estádio recebeu os jogos do campeonato amador municipal, que teve sua final disputada no último domingo (24/11), e agora será preparado para a Copinha.

As equipes do Grupo 9

Tupã FC

Criado em 1936, a equipe do interior é apelidada de “O Mais Querido” ou “O Tricolor Mais Querido da Alta”, e disputará pela décima vez a competição, a quarta seguida.

A maior revelação da equipe até hoje foi o meia-atacante Tupãzinho, cuja carreira ficou nacionalmente conhecida após a passagem pelo Corinthians. Lá, o jovem foi apelidado de “Talismã da Fiel”, pois sempre entrava nos jogos e marcava gols. Seu principal tento pelo clube foi em 1990, onde marcou o gol do primeiro título brasileiro da equipe. Em 1995 também conquistou o Paulistão e a Copa do Brasil pelo clube

O time se prepara desde setembro para a competição. Manteve boa parte do elenco que disputa os campeonatos de base locais e fez uma peneira para contratar novos atletas. A equipe disputou o Paulistão Sub-20 e foi eliminada sem vencer nenhum jogo. Em sua última partida, perdeu por W.O devido à falta de atletas para entrar em campo.

Um dos principais jogadores do time era o zagueiro Maurício, nascido em 2006. Logo após o estadual, ele deixou a equipe, transferido para o Oratório-AP. Para a próxima edição, a principal aposta deve ser o meia atacante Mannu, também nascido em 2006. Ele atua como meia, tem bom passe e foi titular em diversos jogos pela equipe que disputou o Paulistão Segunda Divisão, com uma assistência para gol.

Brasiliense

O Jacaré vem de um ano intenso e de bons resultados com seu time base. Deve ter na competição atletas que disputaram a Copinha 2024 pelo Itapirense, por empréstimo.

No Candangão Sub-20, foi vice-campeão após ter uma das melhores campanhas da competição. Na sequência, o elenco foi emprestado para disputar a Segundinha pelo Taguatinga, e fez uma ótima campanha, chegando à semifinal.

Em sua competição mais recente, a Copa Brasília Sub-20, o time foi eliminado na primeira fase, com quatro vitórias em sete jogos. Teve o segundo melhor ataque, com 26 gols, e a melhor defesa, com apenas seis sofridos.

Um dos destaques do time é Gabriel Kersul (2004), que é o atual vice-artilheiro da Copa Brasília com cinco gols. Kersul já atuou pela equipe profissional do Ceilandense, em 2023, e conquistou o acesso a elite candanga, e também fez parte do time profissional esse ano, e disputou o Candangão, a Copa Verde e a Série D. Kersul atua como meia, é considerado bom nas bolas paradas e também se destaca em passes.

Outro destaque do time é o lateral Dharlysson (2004). Revelado pelo Ceará-CE, chegou ao Distrito Federal no ano passado, e jogou o Candangão profissional pelo Samambaia. Neste ano, atuou pelo Brasiliense na mesma competição e na Segundinha esteve com o Taguatinga. É um jogador de excelente marcação e velocidade.

CRB

Uma das maiores equipes de Alagoas, o Clube de Regatas Brasil (CRB), vem para esta edição para tentar novamente fazer história. Em 2024, a equipe conseguiu a sua melhor participação na história do campeonato, e chegou às oitavas de final, após eliminar o Fortaleza. Foi eliminada pelo Corinthians com uma goleada por 6 x 0.

A equipe começou mal o ano, com um desempenho bem ruim na Copa Alagoas Sub-20, onde caiu na primeira fase, com apenas duas vitórias em seis jogos, e um dos piores desempenhos da competição. Mas no Alagoano Sub-20, o CRB teve desempenho quase perfeito, em 10 jogos, venceu 9 e empatou apenas um, com o melhor ataque e a melhor defesa.

Alguns jogadores do time que estará na Copinha atuaram pelo time no Brasileirão de Aspirantes Sub-23, onde a equipe fez ótima campanha e chegou à semifinal, quando foram derrotados pelo Red Bull Bragantino.

O principal destaque do time é o atacante Carlison (2004), que foi artilheiro do estadual na base, com 9 gols. O jogador é cria da base do Náutico, e passou pelo Internacional-RS antes de ir para o Alverca, de Portugal, onde estava antes de voltar ao clube de Alagoas. É um jogador de boa movimentação e finalização.

Água Santa

Em sua nona participação na competição, o Água Santa quer seguir com a tradição de formar bons jogadores em sua base. Em 2023, a equipe fez a sua melhor participação na competição, chegou às oitavas de final, mas foi eliminada pelo Santos. Uma curiosidade é que o time nunca caiu na primeira fase.

Em 2023, o Água Santa fez a maior venda de sua história, ao negociar o atacante David com o Strasburg, da França, por R$ 4 milhões. No Paulistão Sub-20 desse ano, a equipe foi eliminada ainda na primeira fase, com um desempenho abaixo do esperado. Foram 10 jogos disputados e apenas três vitórias conquistadas.

O principal destaque do time é o lateral direito Filipe da Hora, nascido em 2006. Ele é jogador de muita velocidade e boa chegada à linha de fundo. Na Copinha desse ano, contribuiu com três assistências, e chegou a ter sondagens de clubes nacionais, mas optou por assinar seu primeiro contrato profissional com o Água Santa.

Outro jogador que chamou a atenção na última Copinha e tem se destacado é o atacante Davi Gomes (2005), ponta de muita velocidade e de dribles rápidos e desconcertantes. Ele foi autor de um golaço contra o Santos na última edição. O tento concorreu como um dos mais bonitos da competição.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?