Entenda por que Daniel Alves poderá ser libertado em maio deste ano
Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão pelo crime de agressão sexual na Espanha, e pode ser solto em maio
atualizado
Compartilhar notícia
Daniel Alves foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão nesta quinta-feira (22/2), pelo crime de agressão sexual a uma jovem espanhola de 23 anos. Apesar da sentença, Daniel Alves poderá deixar o Centro Penitenciário Brians 2, onde está preso desde janeiro de 2023, em maio de 2024.
A condenação do brasileiro foi despachada pelo Tribunal superior de Justiça da Catalunha e já leva em consideração o cumprimento de um ano e um mês da pena, referente ao período em que o jogador esteve encarcerado em prisão preventiva enquanto aguardava julgamento do caso.
Segundo a legislação espanhola, após cumprir um terço da pena o jogador terá direito a solicitar uma séria de benefícios prisionais ao juiz responsável pela Vigilância Penitenciária. Dentre eles, Alves poderá protocolar um pedido para cumprir a sua sentença em regime correspondente ao semiaberto na lei da Espanha.
Caso o pedido seja aceito, o lateral brasileiro poderá ter saídas de final de semana concedidas pela Justiça Espanhola. Outra medida que pode ser aplicada ao caso de Alves é o cumprimento de apenas oito horas diárias de encarceramento, usualmente cumpridas no período da noite.
A defesa de Daniel Alves ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal da Espanha para tentar um recurso na condenação do atleta.