Entenda novo formato da Champions que terá início na próxima temporada
Encerrada nessa quarta-feira (13/12), a fase de grupos não estará presente no novo formato e será substituído por um modo pouco usual
atualizado
Compartilhar notícia
A Champions League 2023/24 será a última com o tradicional formato já conhecido. Na próxima temporada, a fase de grupos, que foi encerrada nesta quarta-feira (13/12), não estará presente na nova configuração.
O estágio inicial da nova Champions League agora será chamado de fase da liga, com todas as equipes num grupo único. Agora, o torneio terá 36 times ao invés de 32.
Porém, apesar do formato de liga, a primeira fase não será definida pelo formato de pontos corridos habitual (com dois turnos). A Uefa anunciou que será no “sistema suíço”, chamado assim por ter sido usado pela primeira vez em jogo de xadrez há mais de 100 anos na Suíça. A ideia da entidade é equilibrar os confrontos.
Serão oito rodadas na fase de liga. Os times que terminarem entre a 9ª e a 24ª posição na tabela geral vão se encarar num playoff com oito vagas.
Os 16 que sobrarem chegarão às oitavas de final, e todo o mata-mata será disputado no modelo tradicional dos últimos anos, com jogos de ida e volta e final em partida única.
Como funciona o sistema suíço?
A primeira rodada é definida com base num ranking. Os 18 melhores são sorteados para enfrentar os 18 piores, inicialmente divididas por quatro potes.
Os confrontos das próximas rodadas são baseados na pontuação. As equipes enfrentam quem tem a mesma quantidade de pontos, e assim por diante.
Por exemplo: quem tem três pontos enfrenta quem somou a mesma pontuação.
Porém, segundo a imprensa internacional, ainda sem confirmação oficial da Uefa, o formato será um sistema suíço já adotado pela Concacaf, que utiliza outra estratégia. A principal diferença é que os confrontos não seriam definidos a cada rodada, mas previamente por um computador.