metropoles.com

Entenda a rivalidade por trás do confronto entre Napoli e Juventus

Juventus e Napoli se encontram nesta sexta-feira (8/12), às 16h45, em confronto que pode tornar a Velha Senhora líder do campeonato

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sportinfoto/DeFodi Images via Getty Images
Imagem colorida de Rabiot e Oshimen, em duelo entre Napoli e Juventus pelo Campeonato Italiano- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Rabiot e Oshimen, em duelo entre Napoli e Juventus pelo Campeonato Italiano- Metrópoles - Foto: Sportinfoto/DeFodi Images via Getty Images

Muito além dos campos de futebol, a rivalidade entre Napoli e Juventus passa pela concepção da Itália como nação e da segregação entre o seu próprio povo.

Dentro das quatro linhas, o antagonismo italiano histórico entre o norte e o sul se traduz no duelo que transcende o esporte entre Napolitanos e Juventinos, que terá mais um capítulo da sua história nesta sexta-feira (7/12), quando os times se enfrentam pelo Campeonato Italiano, às 16h45 (horário de Brasília).

Símbolos do futebol de suas respectivas regiões, o time de Turim representava o poderio econômico do Norte enquanto a equipe de Nápoles tentava se firmar como força do esporte no humilde Sul da Itália. As divergências extra-campo entre os times acabaram acarretando na construção de uma das maiores rivalidades do país da bota.

Muito antes do início da partida desta sexta-feira, a relação antagônica entre os Partenopei e a Velha Senhora perpassa jogos decisivos, jogadores, traições e até mesmo uma guerra.

Norte x Sul

Em meio a uma economia estagnada no pós-guerra, a recente democracia italiana, fragilizada pelo contexto da Segunda Guerra Mundial, viu nos Estados Unidos um novo aliado. Com o impulso financeiro proveniente do Plano Marshall, a Itália viu o Norte do país crescer exponencialmente, resultando na ascensão futebolística dos seus clubes.

Apoiada no poderio financeiro da sua região, a Juventus de Turim se tornou uma das maiores potências do futebol italiano, deixando para trás seu grande rival do Sul, Napoli, que era recebido na cidade em meio à faixas e gritos de “bem-vindos à verdadeira Itália”.

Era Maradona

Disruptivo em seu cerne, o craque argentino Maradona foi o grande responsável pelo fim da disparidade entre o time de Turim e o clube de Nápoles. Pela primeira vez na história, quando o Napoli contratou o camisa 10 argentino, em 1984, o Sul da Itália conseguiu surpreender os rivais do Norte.

Com a camisa Napolitana, Maradona viveu o seu auge e venceu uma Copa da UEFA, uma Copa da Itália, uma Supercopa da Itália  e dois Campeonatos Italianos.

E, de maneira inédita, na época da vitoriosa Juventus de Platini, Maradona obrigou o time do Norte a dividir o seu reinado com o humilde rival do Sul.

Hoje

O pós-Maradona, com a saída do argentino em 1991, foi tão difícil quanto o início da rivalidade para o Napoli, que foi rebaixado consecutivas vezes e chegou a decretar falência em 2004.

Refundado por um produtor de cinema, o time só retornou à Série A do Campeonato Italiano em 2006, e só voltou a se tornar Campeão Italiano na última temporada, após 33 anos de jejum.

Enquanto vivia temporadas dramáticas, o time assistiu a Juventus triunfar no cenário nacional e internacional, contratar jogadores que foram importantes para o Napoli, como Gonzalo Higuaín e Fabio Quagliarella, e até mesmo treinadores, como no caso de Marcello Lippi, campeão da Copa do Mundo com a Itália, em 2006.

Após anos ingratos, o Napoli se reergueu, e chegou a ganhar uma Copa da Itália sobre a Juventus, na temporada de 2011/12.

Além disso, a equipe disputou Campeonatos Italianos com a Velha Senhora, como na temporada de 2017/18, e, finalmente, se tornou campeã do país novamente, em 2023, enquanto a Juventus ficou fora de todas as competições internacionais após sofrer uma sanção da UEFA.

Napoli e Juventus se encontram pela primeira vez nesta temporada em solo Juventino, no Allianz Stadium, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Italiano.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?