Endrick x Estêvão: quem foi mais decisivo na luta pelo Brasileirão
Em situação similar a do ano passado, o Palmeiras aposta na estrela de Estêvão na luta pelo Brasileirão contra o Botafogo
atualizado
Compartilhar notícia
Campeão brasileiro de 2023, o Palmeiras duelou até as últimas rodadas pela taça do campeonato. Com ajuda da estrela de Endrick e de um Botafogo estilhaçado, o Verdão levou para casa o título do ano passado. Um ano depois, o Alviverde se encontra em situação similar. Em briga ferrenha com o Glorioso, o time se apoia na joia Estêvão para tentar alcançar o rival na briga pela liderança do Brasileirão.
Joias da casa, tanto Estêvão quanto Endrick foram revelados pela Academia Alviverde. Com um ano de diferença de idade, os dois jovens também assumiram o protagonismo em um time recheado de estrelas e tomaram para si a responsabilidade de fazer a diferença pelo Palmeiras de Abel Ferreira.
Primeiro nome a ser revelado, Endrick encontrou algumas dificuldades em se firmar no elenco titular, enquanto Estêvão encontrou um caminho bem pavimentado pelo seu antecessor. Característica essa que justifica com que o primeiro tenha vivido o seu auge no final da última temporada, enquanto o segundo já vive um 2024 brilhante.
O início do Brasileirão
Na 25ª rodada, o Palmeiras se encontra na 3ª posição do Brasileirão de 2024. Na luta pela liderança contra o Botafogo, o Alviverde também encontrou um Fortaleza extremamente competente, sob o comando de Vojvoda nas últimas quatro temporadas.
Com 47 pontos, a equipe de Abel Ferreira tem 38 gols marcados, sendo 15 deles com participações diretas de Estêvão. Ao todo, a jovem promessa do Verdão tem oito gols, sete assistências e um potencial ainda pouco explorado. Botafogo e Fortaleza figuram acima do Verdão na tabela, com 50 e 48 pontos cada, respectivamente.
Nesta mesma rodada do campeonato de 2023, o Palmeiras era apenas o 4º colocado, com 44 pontos, atrás de Grêmio, Bragantino e Botafogo. Nesta mesma fase, Endrick ainda estava em processo de se firmar como titular da equipe e tinha apenas cinco gols pelo Verdão.
Quando colocados lado a lado, os números expressam o porquê da “inferioridade” estatística de Endrick. Ao final do Brasileirão de 2023, o agora jogador do Real Madrid tinha 1563 minutos em campo no torneio. Com 21 jogos disputados até aqui, Estêvão já acumula 1327 minutos jogados, apenas 263 a menos que o seu antecessor.
Poder de decisão
Em 21 jogos, Estêvão conta com 5 participações a gol decisivas neste Campeonato Brasileiro. Ao todo, 33,3% das participações da jovem promessa do Palmeiras levaram a um empate ou a vitória quando o time estava em desvantagem.
Endrick viveu o seu auge decisivo na reta final do Brasileirão. Até a 25ª rodada o campeonato, o atacante tinha cinco gols marcados, sendo um decisivo. Desta forma, 20% das participações a gol do atual jogador do Real Madrid eram decisivas.
Ao final do campeonato, Endrick tinha 11 gols marcados e 4 participações a gol decisivas. No Brasileirão, a joia do Real não deu nenhuma assistência. Desta forma, ao final do torneio, além do título, 36,36% dos tentos anotados pelo jogador haviam sido decisivos para o Verdão.
Compare os números de Endrick e Estêvão:
Estêvão
21 jogos (em 25 rodadas)
1327 minutos em campo
8 gols
7 assistências
1 participação a gol a cada 88 minutos jogados
33,3% de participações em gols decisivos
Endrick
31 jogos (em 38 rodadas)
1563 minutos em campo
11 gols
0 assistências
1 participação a gol a cada 142 minutos jogados
36,36% de participações me gols decisivos