Em reconstrução, Santos volta à semifinal do Paulistão após 5 anos
Peixe não chegava nesta fase da competição desde 2019, quando acabou eliminado para o Corinthians nos pênaltis
atualizado
Compartilhar notícia
No ano em que passa pela temporada mais atípica em seus quase 112 anos de história, após ser rebaixado para a série B do Campeonato Paulista, o Santos quebra uma marca incômoda no Campeonato Paulista. Nesta quarta-feira (27/3), o Peixe enfrenta o Red Bull Bragantino pela semifinal do estadual, fase que a equipe não alcançava desde 2019.
Da última vez que chegou à semifinal do torneio, o Campeonato Paulista ainda utilizava o formato de duas partidas para esta etapa. O adversário da ocasião foi o Corinthians, comandado por Fábio Carille, que atualmente é o treinador do clube da Baixada Santista. O comandante do Santos na ocasião era o argentino Jorge Sampaoli.
No jogo da ida, o Timão venceu em casa por 2 x 1. Na volta, disputada no Pacaembu, o Peixe venceu por 1 x 0 e a disputa foi para os pênaltis, onde os corintianos terminaram vencedores.
Depois disso, equipe e torcida amargaram três anos consecutivos de fracassos. A equipe não só não chegou nas semifinais, como sequer passou da fase de grupos do Paulista. Isso, inclusive, fez com que o time não tivesse vaga na Copa do Brasil desta temporada.
Nos dois anos seguintes o clube precisou se preocupar com a possibilidade de rebaixamento. Em 2021, a salvação só veio após vitória na última rodada.
Em 2024, mesmo após seu pior momento, o Santos parece se reencontrar com seus melhores momentos. A equipe terminou a fase de grupos como líder isolado de sua chave, tendo garantido a classificação com rodadas de antecedência. Nas quartas, bateu a Portuguesa nos pênaltis e avançou.
Agora, a equipe sonha com a vaga na final, estágio que não chega desde 2016. Para isso, terá que derrotar o Red Bull Bragantino. A equipe de Bragança Paulista foi uma das três responsáveis por uma derrota do Santos na primeira fase, vencendo por 1 x 0 em casa. As duas equipes se enfrentam à partir das 20h30.