metropoles.com

Em meio à quarentena, gameterapia surge como opção na reabilitação física

Efeitos da técnica vão desde a melhora do humor até a distribuição de energia vital

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Em meio ao período de distanciamento social, eventos de esportes eletrônicos são praticamente os únicos que mantiveram o calendário próximo da normalidade. Além disso, jogadores da NBA aproveitaram o maior tempo livre para se tornarem streamers e fazerem sucesso na internet. Utilizando o recurso dos jogos eletrônicos, a gameterapia visa ajudar na recuperação de pacientes fisioterápicos de forma mais lúdica e dinâmica.

Basicamente, as sessões da gameterapia, técnica criada no Canadá em 2006, recriam virtualmente situações que podem ser sentidas na vida real pelos pacientes. Assim, o processo de recuperação ortopédica e até mesmo de saúde mental ganha uma nova ferramenta.

Se engana quem pensa que a modalidade é restrita para crianças e jovens adultos. Pelo contrário, a gameterapia pode dar novos ânimos também para idosos.

“Todas as pessoas podem usufruir desse benefício, principalmente as pessoas mais idosas que tendem a perder os estímulos, força de vontade de viver, tristeza e depressão por se sentires inúteis. Ao praticar essas atividades é como se pessoa recuperasse a sua jovialidade. Na gameterapia ela sente que pode ainda muito mais e que está de volta a atuar na vida”, explica o psicoterapeuta Carlos Florêncio.

O profissional detalha ainda que os efeitos das sessões de gameterapia a médio e longo prazo são variados, e podem envolver vários aspectos, de físicos até psicológicos.

“São esperados uma melhora no estado de humor, motivação e disposição que contribui para a reabilitação no tratamento com muita mais rapidez. Ao utilizar do inconsciente, do cérebro para auxiliar a recuperação, digamos que é despertada a força interior, a vontade de viver, o que contribui para a reversão de doenças psicossomáticas. Os estímulos favorecem a distribuição da energia vital, melhora o discernimento, inteligência e ativa as capacidades sensórias, cognitivas e instintivas”, explica Florêncio.

Dificuldades

Florêncio, entretanto, destaca que a massificação da técnica ainda esbarra em algumas dificuldades. A principal delas é o custo para se ter acesso aos equipamentos adequados.

“É necessário ter os equipamentos ou criar as ambientações, fora isso e com o uso de óculos 3D e de jogos especificamente criados com finalidades e propósitos específicos, os objetivos são infindáveis. Tornar esse tipo de equipamento acessível financeiramente poderia servir não apenas para as sessões em clínicas, mas como práticas diárias e sem custos pelo paciente mesmo em sua casa”, conclui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?