Em jogo quente, Santos goleia, ultrapassa Vasco na tabela e sai do Z4
O confronto direto entre times que lutam contra o rebaixamento teve cinco gols, três expulsões e confusão generalizada no 2º tempo
atualizado
Compartilhar notícia
Caiu na Vila, o Peixe fuzila! No duelo aguardado de gigantes fugindo contra o rebaixamento, quem se deu melhor neste domingo (1º/10) foi o Santos, que conseguiu aproveitar o talento do elenco e golear o Vasco por 4 x 1. A partida, válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, entregou o que prometeu.
Para o alvinegro praiano, Marcos Leonardo (foto em destaque) fez dois gols e os venezuelanos Rincón e Soteldo completaram o placar. Já o argentino Pablo Vegetti marcou pela sétima vez em nove jogos e fez o gol vascaíno. Além dos cinco validados, houve ainda um gol do Santos anulado por impedimento e três jogadores expulsos, sendo dois do mandante e um da equipe carioca.
Com o resultado, o Santos sai da zona de rebaixamento e passa o próprio Vasco, alcançando a 15ª posição na tabela, com 27 pontos. Já o Vasco fica logo atrás, em 16º, com 26. O primeiro time na zona de rebaixamento, o Goiás, também tem 26 pontos.
A vitória foi construída a partir do talento individual do elenco santista. O jovem atacante Marcos Leonardo, de 20 anos, marcou dois gols e chegou a 11 no campeonato. Ele ainda fez um terceiro, mas estava impedido. Já Soteldo fez um golaço aos 30 do 2º tempo e ainda deu um belo passe justamente no lance em que Marcos Leonardo estava em posição irregular.
Já o meia Jean Lucas, contratado em julho para ajudar o time na luta para não cair, deu uma assistência ao camisa 9 e controlou o meio-campo ao lado de outro venezuelano: Tomás Rincón. O camisa 25 fez o segundo gol e deu o passe para o compatriota Soteldo fazer o quarto.
1º tempo
Os primeiros 45 minutos foram movimentados na Vila Belmiro. Apesar de um início melhor do Vasco, foi o Santos foi quem abriu o placar, após Marcos Leonardo sofrer pênalti cometido por Puma Rodríguez. Inicialmente, o árbitro Anderson Daronco não marcou o pênalti, mas após revisão do VAR, a penalidade foi confirmada. O camisa 9 bateu forte no canto direito do goleiro e abriu o placar para o Peixe.
Apesar disso, a equipe carioca seguiu com a posse de bola e, aos 30 minutos, empatou. Kevyson, do Santos, tentou chutar de fora da área, mas Vegetti bloqueou a finalização e gerou um contra-ataque para o Vasco. Gabriel Pec carregou a bola com velocidade e, ao entrar na grande área, passou a bola de volta para o atacante argentino empurrar a bola para o gol e marcar seu sétimo no Brasileirão.
No entanto, a equipe mandante foi para o intervalo com uma vantagem adquirida de forma relâmpago, nos acréscimos da primeira etapa. Primeiro, Rincón colocou o Santos à frente no placar de novo após Soteldo bater um escanteio e Dodô conseguir cabecear em direção ao gol. O venezuelano precisou apenas empurrar a bola.
Assim que a partida recomeçou, o alvinegro praiano conseguiu um contra-ataque e Jean passou a bola para Marcos Leonardo chutar de primeira e deixar o placar 3 x 1.
Etapa final
O Vasco fez duas alterações no intervalo e começou o 2º tempo com Sebastián Ferreira e Dimitri Payet no lugar de Zé Gabriel e Praxedes. Mesmo assim, quem iniciou melhor foi o Santos, que quase aumentou o placar aos 4 minutos. Marcos Leonardo faria seu terceiro gol do jogo, após completar lindo cruzamento de Soteldo, mas o jovem de 20 anos estava em posição irregular.
Aos 9 minutos, uma confusão se iniciou. Sebástian chegou forte em Soteldo, próximo ao banco de reservas do Santos, após o venezuelano subir em cima da bola. Os jogadores da equipe paulista entraram no campo e iniciaram uma discussão generalizada envolvendo os dois times. O chileno Medel, do Vasco, chegou a cair no gramado com as mãos no rosto.
Após a confusão, Anderson Daronco distribuiu cinco cartões. Foram dois amarelos, para Soteldo e João Paulo, do Santos, e três vermelhos, para Rodrigo Fernández e Lucas Lima do Santos e Medel, do Vasco.
Mesmo com dois a menos em campo (e um a menos que o Vasco), o Santos ainda conseguiu marcar mais um gol. Em contra-ataque, a bola sobrou para Rincón, que encontru o camisa 10. De perna direita, ele chuta cruzado e marca o quarto do Santos e 21º gol dele no futebol brasileiro.