Eliminatórias: Equador, que começou com saldo negativo, passa Brasil
No início das Eliminatórias, o Equador foi punido com perda de três pontos por conta de problemas na disputa do torneio para a Copa de 2022
atualizado
Compartilhar notícia
Mesmo com a derrota em Assunção, o Brasil é o atual 5º colocado de seis vagas diretas ao Mundial. Apesar de se manter na zona de classificação, o desempenho abaixo da Seleção Brasileira fez com que a Amarelinha terminasse a rodada das Eliminatórias atrás do Equador, que começou a competição com menos três pontos devido à punição da Fifa.
Com 10 pontos, a Seleção Brasileira está a apenas um ponto da zona de repescagem das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. Atrás de Colômbia, Uruguai, Argentina e Equador, a Amarelinha se complicou na luta por uma vaga na Copa de 2026.
Entre as seleções à frente do Brasil na tabela, chama a atenção o Equador, que começou o torneio com três pontos a menos na tabela por punição da Fifa. A sanção ao time equatoriano diz respeito à escalação irregular de Byron Castillo durante a disputa das Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
À época, o Chile perdeu a disputa contra o Equador em duas instâncias, até apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS) que deu vitória aos chilenos. A escalação irregular do zagueiro pelo Equador levaria o país a perder a vaga na Copa de 2022, mas a decisão saiu a apenas oito dias do início do torneio, postergando a punição para as Eliminatórias da Copa de 2026.