Eliminado na Copinha, Santos conta com jovem promessa do DF na Série B
Hyan foi um dos artilheiros da Copinha. Nascido no no Distrito Federal, volante hoje brilha com a camisa do Santos
atualizado
Compartilhar notícia
Apesar da eliminação para o Cruzeiro nas oitavas de final da Copinha, ao perder por 3×0, o Santos mostrou que tem vários talentos que podem contribuir com o clube após a queda para a Série B. Diante de um cenário com pouca receita, as jovens promessas santistas podem ajudar o time nessa retomada.
E um dos principais atletas nessa nova realidade é o jovem volante Hyan. Natural do Distrito Federal, Hyan atuou em solo candango pela escolinha do Santos DF, quando ainda estava no Sub 11. Em 2015, foi para a equipe paulista, de onde não saiu mais.
Hyan, nascido em 2004, é de uma promissora geração de atletas da capital. Curiosamente, foi transferido ao Santos juntamente de outra estrela da base local: Ângelo Gabriel. Ele se tornou também um dos principais jogadores do Santos e acabou sendo vendido para o Chelsea, de onde foi emprestado recentemente para o Strasbourg, que disputa a primeira divisão do Campeonato Francês. O jovem Kersul, hoje no Brasiliense e atual campeão da Segundinha pelo Ceilandense, também atuou com Angêlo e Hyan no Santos DF.
Volante que chega bem na área
Hyan disputou, em 2019, o Campeonato Paulista com o Santos, e teve uma de suas fases mais artilheiras no clube. Como um volante que tem boa chegada na área, foi decisivo para levar o time à final. Marcou gols em jogos importantes, como na terceira fase, quando fez o gol do empate contra o Corinthians, e na Semifinal, quando fez dois dos três gols contra o São Paulo.
Atualmente Hyan mantém as boas finalizações e tem ajudado o time a vencer jogos e conquistar títulos. Em 2023, fez um gol nas três partidas que disputou pela Copa do Brasil Sub 20. Pelo Santos, também jogou a Copinha – e chegou a receber sondagem do Atlético Mineiro, 0 Brasileirão Sub 20 e o Campeonato Paulista, onde marcou oito gols em 19 jogos.
Proposta recusada
Na Copinha desse ano, Hyan voltou a se destacar. Com boas atuações e quatro gols marcados nos seis jogos disputados, ele chamou a atenção de clubes pelo mundo. O primeiro a oficializar proposta foi o CSKA, da Rússia, segundo informação do site Diário do Peixe.
A proposta seria de empréstimo com opção de compra. Contudo, o Peixe teria recusado, por acreditar que o jovem ainda deve se destacar no nível profissional. O contrato com Hyan vai até 2025, e a diretoria deve tentar uma renovação ainda este ano.