Ednaldo Rodrigues mostra força e obtém apoio de 26 federações para sua reeleição
Em encontro anual com representantes das federações estaduais, Ednaldo Rodrigues faz balanço e projeta futuro, de olho em apoio
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues, comandou nessa sexta-feira (13/12), no Rio de Janeiro, uma reunião com os presidentes das federações estaduais e os vice-presidentes da entidade.
Por cerca de quatro horas, o mandatário apresentou um balanço das atividades de 2024 e delineou planos e projetos para os próximos anos do futebol nacional. Foi também uma demonstração de força e do apoio maciço a Ednaldo, que tem pouco mais de um ano de mandato à frente. Se as eleições para o comando da CBF — previstas para março de 2026 — não foram abordadas diretamente, os discursos dos representantes estaduais ao fim do encontro deram o tom de unidade em torno do atual presidente.
Entre os destaques do ano, Ednaldo comemorou os resultados alcançados nas 23 competições organizadas pela CBF, incluindo o Brasileirão Betano 2024, que chegou ao fim no último domingo (8/12), com título do Botafogo. Pela segunda temporada consecutiva, o Campeonato Brasileiro registrou uma média superior a 25 mil torcedores por partida. A reunião também destacou o investimento em áreas estratégicas como as categorias de base, o futebol feminino e a profissionalização da arbitragem.
Ednaldo Rodrigues detalhou ainda os novos contratos firmados pela entidade, incluindo a ampliação da parceria com a Nike, anunciada no início do mês e que trará impacto significativo nas receitas ao longo de mais de uma década. O novo acordo, válido até 2038, prevê pela primeira vez o pagamento de royalties pela venda de camisas da Seleção Brasileira e permite o licenciamento global de produtos e a abertura de lojas oficiais da CBF a partir de 2027.
O evento contou com representantes de 23 federações estaduais. Duas ausências foram justificadas por compromissos locais, enquanto os presidentes das federações de São Paulo e Alagoas não conseguiram estar presentes. Em tempo, o presidente da Federação de Alagoas, Felipe Feijó, ligou para Ednaldo para manifestar apoio ao presidente da CBF.
O presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, foi veemente na demonstração de apoio à gestão de Ednaldo Rodrigues. “Foi uma reunião extremamente importante. Falamos de diversos temas de interesse coletivo em prol do benefício do futebol. O presidente Ednaldo está de parabéns. Há uma unanimidade de apoio ao presidente”, afirmou.
O presidente da Federação Maranhense de Futebol, Antônio Américo, também destacou a importância do encontro. “Foi a reunião mais importante e produtiva que participei nestes 12 anos que estou no sistema CBF. O presidente Ednaldo reafirmou o seu compromisso com o resgate da credibilidade, com o investimento nas categorias de base e no futebol feminino, colaborando também com o poder público no combate ao racismo e ao feminicídio”, declarou ao fim do evento.