É do Brasil: Huertas se torna o maior assistente do basquete espanhol
Marcelinho Huertas chegou ao topo do ranking de assistências na segunda liga de basquete mais relevante do mundo
atualizado
Compartilhar notícia
O armador Marcelinho Huertas, de 40 anos, quebrou um recorde no último domingo (24/3). Ele se tornou o jogador com mais assistências na história da Asociación de Clubes de Baloncesto (ACB), a segunda maior liga de basquete do mundo, ficando atrás apenas da NBA.
A marca veio na na vitória do seu time, o Lenovo Tenerife, contra o Gran Canaria, por 93×92. Huertas chegou a 2897 assistências, com cinco feitas durante o jogo. O recorde anterior já durava 32 anos, e pertencia a Pablo Laso, que conseguiu 2896 assistências, em 21 temporadas disputadas, se aposentando em 2003, virando treinador. Marcelinho está há 17 temporadas na Espanha.
Carreira
Marcelinho Huertas foi revelado pelo Paulistano, e já no início da carreira acabou indo atuar no basquete espanhol, jogando em 2004 pelo Joventut. Antes de chegar ao Tenerife, jogou na Espanha por outros três clubes: Bilbao, Baskonia e Barcelona.
Chegou a jogar na NBA pela equipe do Los Angeles Lakers, de 2015 a 2017, e depois voltou para a Espanha. Pelo Brasil, tem duas Olimpíadas disputadas e um título, o dos Jogos Pan-Americanos de 2007.