metropoles.com

É dada a largada para as Olimpíadas do Brasil: tocha olímpica é acesa

Evento na Grécia marca o início dos Jogos Olímpicos. Chama chegará ao Brasil no dia 3 de maio, em Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rio-2016/Divulgação
tocha
1 de 1 tocha - Foto: Rio-2016/Divulgação

O feriado do aniversário de Brasília coincide com o lançamento oficial dos Jogos Olímpicos do Brasil. Nesta quinta-feira (21/4), a tocha olímpica foi acesa na Grécia. A cerimônia foi realizada no Templo de Hera, na cidade de Olímpia, como acontece desde 1936.

O evento marca o início dos jogos. Agora, depois de acesa na Grécia, a tocha olímpica irá até a Suíça, onde fica o Comitê Olímpico Internacional (COI). O fogo chegará ao Brasil e percorrerá 300 cidades antes do início das competições, marcadas para começarem no dia 5 de agosto. A primeira cidade brasileira em que a tocha olímpica desembarcará será Brasília, no dia 3 de maio.

A cerimônia

O acendimento da tocha olímpica começou, como sempre, às 12h na Grécia, 6h no horário de Brasília. Primeiramente, o hino brasileiro foi cantado à capela, assim como o hino grego. Na sequência, um poema chamado “A Luz Olímpica” foi recitado.

Várias autoridades discursaram durante o evento. O primeiro foi o prefeito da cidade de Olímpia. Depois, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro e do Comitê Rio-2016, Carlos Nuzman, destacou a esperança em seu discurso e a alegria de poder organizar os Jogos Olímpicos do Brasil. O presidente do Comitê Internacional, Thomas Bach, também discursou e, em português, agradeceu o apoio dos cariocas e dos brasileiros.

Depois o fogo foi gerado pela luz do sol refletida em um espelho, isso pelas mãos da atriz Katerina Lehou. Ela chegou vestida como uma sacerdotisa, com traje desenhado pelo estilista grego Eleni Kyriacou. Houve uma grande coreografia, com 29 sacerdotisas e 13 dançarinos.

Uma das sacerdotisas soltou uma pomba branca, representando o desejo de paz nos Jogos Rio-2016. Na sequência, o fogo foi passado para a tocha que estava sendo segurada pelo ginasta grego Petrounias. Ele iniciou o revezamento da tocha que depois foi passada para o ex-jogador de voleibol e medalhista olímpico brasileiro Giovane.

O revezamento
Serão 90 dias de revezamento da tocha olímpica no Brasil. No país, o fogo será carregado por cerca de 12 mil pessoas entre atletas, ex-atletas, treinadores e gente comum. Depois de passar o dia 3 de maio em Brasília, percorrendo 15 monumentos da cidade, cinco cidades do DF, em um total de 105 km, a tocha irá para Goiânia e demais cidades do estado de Goiás.

O percurso será ainda Minas Gerais e Espírito Santo. No dia 19 de maio, o símbolo olímpico chegará à Bahia e passará por outros estados do nordeste como Alagoas, Pernambuco e Paraíba. De lá, visita a região norte e desembarca no Rio Grande do Sul no dia 28. A tocha passará também por Santa Catarina, Paraná, São Paulo até chegar ao seu destino, o Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?