Duelo de treinadores estrategistas marca o clássico Liverpool x City
Será o 29º duelo entre os treinadores, que vêm marcando gerações pelas equipes inglesas, e que nessa temporada seguem brigando pelo título
atualizado
Compartilhar notícia
Manchester City e Liverpool entram em campo, neste sábado (25/11), para se enfrentar pela 13ª rodada da Premier League, às 9h30 (horário de Brasília), em jogo que vale a liderança da competição. O City está atualmente em primeiro lugar com 28 pontos mas vê o rival logo atrás, com 27. E a partida, além de grandes duelos individuais, terá também um destaque fora das quatro linhas: os treinadores estrategistas, Jurgen Klopp, pelo Liverpool, e Pep Guardiola, pelo City.
Klopp e Guardiola têm quase o mesmo tempo dirigindo as equipe. O primeiro chegou ao Liverpool em 2015 como treinador, mesmo time pelo qual jogava no passado, como zagueiro. Com a renovação de contrato até 2026, Klopp deve chegar a mais de uma década pelo clube. Já Guardiola está em sua oitava temporada pelo City, e tem contrato até a metade do ano de 2025, mas por algumas vezes já manifestou que não deve continuar na equipe após isso.
Os dois já se enfrentaram em vários jogos desde 2013, em outras ligas do mundo, totalizando até aqui 28 duelos nesses 10 anos de históricos de confrontos, mas na Inglaterra os jogos começaram em 2016 e formam a maioria do confronto.
Ao todo foram 22 jogos até aqui, em jogos da Premier League, Champions League, Copa da Inglaterra e Supercopa da Inglaterra. Foram nove vitórias de Klopp contra seis de Guardiola, além de sete empates.
O primeiro confronto aconteceu em 31 de dezembro de 2016, na casa do Liverpool em Anfield, na tradicional rodada do Boxing Day, um feriado celebrado no Reino Unido e também em outros territórios da Comunidade das Nações Britânicas, desde o fim do século 19. O jogo acabou em 1 x 0 para os donos da casa, com gol do meia Wijnaldum .
Curiosamente, dos jogadores que atuaram e estavam nas equipes nessa partida, apenas dois permanecem no clube, e ambos são do City: John Stones, zagueiro, e Kevin de Bruyne, meia. Dois deles também vieram para o Brasil: o volante Lucas Leiva, que se aposentou pelo Grêmio, e o também volante Fernandinho, que ainda segue atuando pelo Athletico PR.
Já na última partida em que se enfrentaram, no começo do ano em partida válida pela temporada passada da Premier League, o Manchester City dominou a partida e venceu com tranquilidade por 4 x 1.