metropoles.com

Da glória eterna à lanterna: o drama do Fluminense no Brasileirão

Campeão da Libertadores em 2023, o Fluminense possui apenas uma vitória em 10 jogos no Brasileirão de 2024

atualizado

Compartilhar notícia

Wagner Meier/Getty Images
Imagem colorida de Fernando Diniz, técnico do Fluminense- Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Fernando Diniz, técnico do Fluminense- Metrópoles - Foto: Wagner Meier/Getty Images

Atual campeão da América, o Fluminense é o lanterna do Campeonato Brasileiro e vive o pior início de temporada da sua história no torneio por pontos corridos desde 2008. A derrota para o Cruzeiro nessa quarta-feira (19/6), sacramentou o terceiro jogo em sequência que o Tricolor termina em desvantagem no placar e escancarou as deficiências do time que, há poucos meses, se tornou dono da Copa Libertadores.

Com seis pontos em 10 rodadas, a última temporada em que o Fluminense teve um início de campeonato tão complicado foi em 2008, quando lutou contra o rebaixamento até a última rodada. Na ocasião, o clube de Laranjeiras tinha o mesmo retrospecto do time de 2024, seis derrotas, três empates e uma vitória em 10 jogos no Brasileirão.

Na tabela, a situação é ainda mais complicada, é a primeira vez desde 2009 que o Fluminense ocupa a lanterna do campeonato. Empatado em pontos com Vitória e Grêmio, o Tricolor tem um saldo de gols pior que o das duas equipes e possui dois jogos a mais que o time gaúcho enquanto e um a mais que o clube baiano.

Em estatísticas, o drama Tricolor se torna mais evidente. Com o pior aproveitamento contra os 20 times da Série A do Brasileirão, o Fluminense tem apenas um vitória em 15 jogos diante de equipes da elite do futebol brasileiro em 2024.

Derrocada

Apesar de flertar com momentos de crise, o Fluminense de 2023 terminou a temporada em alta com uma virada histórica diante do Boca Juniors e o título inédito da Copa Libertadores.

Dono do melhor ataque da competição continental no ano passado, o pilar da ofensividade do Tricolor parece se manter em números, mas  não apresenta mais o mesmo desempenho. O Fluminense terminou a sua caminhada de campeão em 2023 com 58,8% de média de posse de bola e 1,8 gols por partida.

Em 2024, o Fluminense possui uma média de 58,9% de posse de bola e 1 gol marcado por partida em 10 rodadas de Brasileirão. Apesar dos números similares, a ineficiência no ataque se torna expressiva ao notar que o time de Laranjeiras precisa de 16,8 finalizações para acertar o alvo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?