Dono do Botafogo, John Textor perde disputa por compra de clube inglês
John Textor, dono da SAF do Botafogo, tinha planos para comprar o Everton. Grupo americano, dono da Roma, levou a melhor na disputa
atualizado
Compartilhar notícia
Dono da SAF do Botafogo, o empresário americano John Textor teve seus planos de comprar o Everton, da Inglaterra, frustrados nesta segunda-feira (23/9). A Premier League anunciou que o atual proprietário do clube inglês, Farhad Moshiri, aceitou uma proposta do Friedkin Group para comprar 94,1 % do rival do Liverpool.
“Estamos satisfeitos de chegar a um acordo para nos tornarmos proprietários desse icônico clube de futebol. Estamos focados em garantir as aprovações necessárias para concluir a transação. Estamos ansiosos para fornecer estabilidade ao clube e compartilhar nossa visão para seu futuro, incluindo a conclusão do novo Everton Stadium em Bramley-Moore Dock”, diz o comunicado do Friedkin Group.
O consórcio Friedkin Group é baseado no estado do Texas, nos Estados Unidos. E também é dono da Roma, da Itália. Além do esporte, a empresa possui investimentos nos ramos automotivo, entretenimento e hotelaria. Vale lembrar que a aquisição dos Toffees por parte do grupo americano ainda precisa de aprovação da Premier League, da Federação Inglesa de Futebol (FA) e da Autoridade de Conduta Financeira do Reino Unido.
John Textor, dono da SAF do Botafogo, teve seu nome ventilado como possível comprador do Everton. Segundo a imprensa britânica, Textor tinha prioridade na compra dos Toffees.
No entanto, o empresário precisava se desfazer dos seus 45% de ações do Crystal Palace, já que, segundo regras da Premier League, ele não poderia ser dono de duas equipe ao mesmo tempo. Para driblar a exigência, Textor cogitou até mesmo adquirir o Everton com recursos próprios, e não através do Eagle Group.
Outras empresas já estiveram no páreo para comprar o Everton. A 777 Partners, que comandou a SAF do Vasco antes de entrar em litígio com o clube, teve a compra da equipe cancelada por falta de pagamento.