Documentário de Simone Biles pode devolver medalha para Jordan Chiles
Jordan Chiles havia conquistado a medalha de bonze no solo da ginástica artística em Paris. No entanto, conquista foi retirada após recurso
atualizado
Compartilhar notícia
O tão comentado documentário de Simone Biles, gravado durante os Jogos Olímpicos de Paris, pode acabar devolvendo a medalha de bronze para sua compatriota, Jordan Chiles, no solo.
Advogados da ginasta americana entraram com recurso, na útima segunda-feira (16/9), no Supremo Tribunal Federal da Suíça, buscando a anulação da decisão da Corte Arbitral do Esporte, que deu à romena Ana Barbosu a medalha de bronze, retirando de Jordan Chiles.
De acordo com documentos judiciais do processo que Chiles move para obter de volta a medalha de bronze, há imagens gravadas pela equipe de gravação do documentário de Simone Biles, que comprovam o pedido da equipe americana dentro do prazo estabelecido pelo regulamento.
Segundo o jornal americano USA Today, a gravação é um dos trunfos da equipe jurídica de Jordan Chiles e da Federação de Ginástica dos Estados Unidos para recuperar a medalha olímpica.
“A filmagem pode ser a prova cabal na luta de Chiles para manter sua medalha de bronze, porque enfraquece uma descoberta factual fundamental na decisão do Tribunal Arbitral do Esporte − mostrando que a apelação da pontuação da ginasta americana, conhecida como inquérito, foi enviada bem antes do prazo de 60 segundos”, diz a publicação.
Pronunciamento de Jordan Chiles
Durante o “MTV Video Music Awards”, realizado em Nova York no dia 11 de setembro, Jordan Chiles falou sobre ter que devolver a medalha para Ana Barbosu
“A maior coisa que me foi tirada foi o reconhecimento de quem eu sou. Não apenas meu esporte, mas a pessoa que sou. Não se trata de medalha. É sobre a cor da minha pele. É sobre o fato de que houve coisas que levaram a essa posição de ser atleta. E eu senti como se tudo tivesse sido arrancado”, disse Chiles, no evento.
Entenda o caso Jordan Chiles x Ana Barbosu pela medalha de bronze em Paris
Ao fim da prova do solo da ginástica artística dos Jogos Olímpicos de Paris, Jordan Chiles subiu ao pódio, na 3ª posição ao lado de Simone Biles e de Rebeca Andrade. Contudo, antes do pódio, a romena Ana Barbosu foi quem comemorou a conquista da medalha de bronze ao fim da prova. Isso porque, a americana entrou com um recurso para aumentar a nota de 13.666 que havia recebido inicialmente. Com a revisão, Chiles ficou como a terceira melhor ginasta no solo.
Entretanto, Ana Barbosu e a Federação Romena de Ginástica acionaram a Corte Arbitral do Esporte. O CAS acatou o recurso, entendendo que o aumento da nota de Jordan Chiles em 0.100 foi realizado de forma irregular, alegando que foi feito fora do prazo de um minuto previsto em regulamento. Com isso, Barbosu foi quem ficou com a medalha de bronze, enquanto Chiles voltou aos seus 13.666, na 5ª posição.