Do gelo norueguês ao verão de Paris: conheça a história de Laura Amaro
Laura Amaro é hoje um dos principais nomes do levantamento de peso feminino, mas já atuou nos Jogos Olímpicos de Inverno, com apenas 15 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Com apenas 23 anos, Laura Amaro surge como um dos principais nomes brasileiros na disputa do levantamento de peso nas Olimpíadas Paris 2024. Mas essa não será a sua primeira participação em competições deste nível: a primeira experiência veio cedo, e com muito frio.
Com apenas 15 anos de idade, em fevereiro de 2016, ela foi uma das representantes brasileiras nos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude, que aconteceram em Llillehammer, na Noruega. Porém, em outro esporte, o Skeleton, um dos mais radicais da competição, onde os participantes deitam em um trenó que tem o formato do corpo humano (por isso o nome Skeleton).
Mas Laura se encontrou mesmo no levantamento de peso. Atualmente, está na sétima colocação do ranking olímpico da International Weightlifting Federation (IWL), na categoria até 81kg. Durante seu ciclo, foi a primeira brasileira a conquistar uma medalha em um mundial, a prata em dezembro de 2021, no Uzbequistão.
Ela também conquistou a medalha de bronze no Pan-Americano em outubro de 2023, no Chile. Em 2024 conseguiu o seu recorde pessoal. Durante a Copa do Mundo, em Phuket na Tailândia, além de garantir a vaga nas Olimpíadas. Levantou 112 kg no arranco e 141kg no arremesso, ou seja, alcançou a marca total de 253kg, e agora chega a Paris como uma das possíveis medalhistas do país.