Do Entorno do DF, Igor Thiago alcança números históricos na Europa
Com apenas 22 anos, Igor Thiago vive a sua melhor fase jogando futebol na Bélgica, e começa a ver seu nome sendo cotado para a Seleção
atualizado
Compartilhar notícia
Que o Entorno do Distrito Federal é uma região onde nascem diversos craques, não há dúvidas. Uma das principais revelações da capital é o atacante Endrick, que começou no futebol nos campos do bairro Céu Azul, e atualmente é considerado a maior joia do futebol brasileiro, vendido recentemente para o Real Madrid.
Agora, um outro atacante do Entorno tem se destacado e chamado a atenção no futebol europeu. É o jovem Igor Thiago, de apenas 22 anos, que vive grande fase com a camisa 99 do Club Brugge, da Bélgica. Recentemente, ele se tornou o primeiro jogador brasileiro a marcar pelo menos 20 gols na atual temporada europeia, números que alcançou com 33 partidas disputadas. Além disso, ainda deu quatro assistências para os seus companheiros marcarem.
A história do atleta no futebol começou mais tarde que o comum. Igor Thiago nasceu no Gama, mas desde a infância foi criado em Cidade Ocidental, local onde também nasceu para o esporte. Ele perdeu o pai muito cedo, e, para ajudar a mãe que trabalha como Gari, buscou serviço na feira local. Também foi servente de pedreiro e panfleteiro de supermercado.
Começo no Futebol
Thiago não era muito fã de futebol, mas seu irmão jogava na equipe do Grêmio Ocidental e ele acabou entrando para a mesma escolinha. O local, que ainda tem como responsável o seu primeiro treinador, o professor Sérgio, agora recebe o apoio financeiro mensal de Igor Thiago.
Após algumas peneiras frustradas, o atleta conseguiu uma oportunidade de um teste no Verê-PR, para o Sub 17 em 2018, e foi aprovado. Por lá, fez um ótimo campeonato paranaense da categoria, e chamou a atenção dos observadores do Cruzeiro. Em 2019, mesmo dois anos abaixo, foi para o Sub 20 onde jogou o campeonato mineiro da categoria, a Copa do Brasil Sub 20 e o Brasileirão Sub 20, marcando 13 gols em 42 jogos disputados.
No ano seguinte, jogou apenas cinco partidas na base e já subiu para o profissional. Mas nos três anos como jogador da equipe profissional, ele não conseguiu se destacar, tendo apenas 10 gols marcados nas 64 partidas. Como a equipe estava na segunda divisão e vivia um momento tumultuado, o ambiente dos jogos não ajudava e o esportista foi vendido ao Ludogoretz, da Bulgária, em 2022, por pouco mais de 1 milhão de euros, a primeira venda da história da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) cruzeirense.
Destaque na Europa
Pelo Ludogoretz ele começou com o pé no freio, jogando apenas dois jogos e marcando um gol. Mas em 2023 a situação mudou e ele começou a sua fase artilheira. Foram 15 gols e oito assistências em 32 partidas da Liga búlgara, como o principal jogador do time e garantindo o título local.
Em junho desse ano foi contratado pelo Club Brugge por um valor bem maior, quase 8 milhões de euros, se tornando a quinta maior contratação da história do clube belga. E a aposta tem dado muito certo, além do recorde histórico de ser o primeiro brasileiro a marcar pelo menos 20 gols nessa temporada europeia, vem sendo um jogador decisivo nas assistências, e seu nome virou um pedido frequente para a Seleção.