metropoles.com

Djokovic vence Australian Open e dá recado a sérvios: “Sonhem grande”

Sérvio derrotou Stefanos Tsitsipas. Ele chega a 22 Slams na carreira e volta a ser líder do ranking mundial aos 35 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Justin Setterfield/Getty Images
Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos curtos e pretos, e usa camiseta nas cor vermelha e branca
1 de 1 Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele tem cabelos curtos e pretos, e usa camiseta nas cor vermelha e branca - Foto: Justin Setterfield/Getty Images

Acostumado a levantar taças ao longo da carreira e, principalmente no Aberto da Austrália, Novak Djokovic, 35 anos, não conteve a emoção ao falar do título conquistado na manhã deste domingo (29/1). No discurso da vitória do Australian Open, fez questão de mandar um recado a seu povo. “Sou de um país que não tem muita tradição no tênis e sei da alegria deles. O que quero dizer é que sonhem grande, porque é possível”, afirmou o tenista, bastante emocionado.

O sérvio chega a 22 Slams na carreira e volta a ser líder do ranking mundial, um ano depois de ser deportado do campeonato por não ter se vacinado contra Covid-19.

6 imagens
ADELAIDE, AUSTRALIA - JANUARY 05:  Novak Djokovic of Serbia competes against Quentin Halys of France during day five of the 2023 Adelaide International at Memorial Drive on January 05, 2023 in Adelaide, Australia.
Tenista e multicampeão, o sérvio Djokovic ficou em 4°
Djokovic vence Fritz, vai à decisão, e segue em busca do 6º título do ATP Finals
1 de 6

Novak Djokovic voltou a liderar ranking mundial

Clive Brunskill/Getty Images
2 de 6

ADELAIDE, AUSTRALIA - JANUARY 05: Novak Djokovic of Serbia competes against Quentin Halys of France during day five of the 2023 Adelaide International at Memorial Drive on January 05, 2023 in Adelaide, Australia.

Sarah Reed/Getty Images
3 de 6

Sarah Reed/Getty Images
4 de 6

Tenista e multicampeão, o sérvio Djokovic ficou em 4°

Reprodução/Instagram
5 de 6

Djokovic vence Fritz, vai à decisão, e segue em busca do 6º título do ATP Finals

Valerio Pennicino/Getty Images
6 de 6

Getty Images

Djokovic colocou o título como um dos mais marcantes da sua extensa trajetória. “Um dos títulos mais desafiadores por tudo o que aconteceu ano passado. Agradeço às pessoas que me deixaram à vontade e também aos meus familiares. Somente eles sabem o que eu passei nessas últimas cinco semanas”, afirmou o tenista após a vitória.

No ano passado, Djokovic foi alvo de polêmica ao entrar na Austrália sem comprovante de vacina contra Covid-19, e acabou sendo deportado já que a sua presença no país foi considerada um risco à saúde. O sérvio teve o seu visto australiano suspenso por três anos, mas a decisão acabou suspensa em novembro do ano passado, o que permitiu a sua participação no torneio australiano este ano

O grego Stefanos Tsitsipas — derrotado pelo sérvio — também foi citado pelo vencedor. Ele fez questão de valorizar a sua vitória, elogiou a perfomance do tenista grego e o classificou como um dos grandes nome da modalidade.

“O Tsitsipas tem um grande futuro pela frente e tenho certeza de que esse não foi a última decisão de torneio da carreira dele. É um grande tenista, tem muitas qualidades e realizou uma bela partida”, comentou.

Esta foi a segunda final de Grand Slam da carreira de Tsitsipas. Nas duas finais, ele acabou amargando o vice-campeonato justamente para o tenista sérvio. Após a decisão, ele falou sobre o seu algoz na Austrália. “Um grande jogador que mostrou me quadra o seu melhor desempenho”, disse depois da final em Melbourne.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?