Distrito Federal terá 73 representantes nas Paralimpíadas Escolares
Os representantes candangos viajaram nesta segunda-feira (26/11), e antes do embarque, tiveram uma comemoração com os pais no aeroporto
atualizado
Compartilhar notícia
Começam, nesta terça-feira (26/11), as Paralimpíadas Escolares, o maior evento esportivo para jovens e crianças que possuem deficiência em todo o mundo, realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
Ao todo serão mais de dois mil atletas presentes, 73 desses do Distrito Federal, que terá uma delegação total de 117 pessoas, a maior de sua história nos jogos. A idade dos participantes será de 11 a 17 anos.
As competições serão disputadas entre quarta-feira (27/11) e sexta-feira (29/11), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, que fica no Parque Fontes do Ipiranga, em São Paulo. No embarque para a competição, os pais dos atletas se reuniram no Aeroporto Internacional de Brasília para comemorar e se despedir dos filhos.
O presidente do CPB, Mizael Conrado, falou sobre a competição. “Temos conseguido um sucesso cada vez maior ao longo das edições. Montamos uma ótima estrutura para receber os atletas, e aqui nascem novos campeões paralímpicos, vários campeões mundiais passaram por aqui e sei que temos a capacidade de ver surgirem novos nomes por aqui”, disse.
As Paralimpíadas Escolares tiveram seu início no ano de 2009, e já teve diversos atletas que conseguiram se destacar nas Paralimpíadas, como o candango Leomon Moreno, que atua no goalball e conquistou o ouro em Tóquio 2020. Em 2010, o Distrito Federal ficou na oitava posição, com 210 pontos, e nesse ano a expectativa é que o resultado possa ser ainda melhor.