metropoles.com
Paris 2024

Distrito Federal se destaca entre estados com mais medalhas olímpicas

Nas Olimpíadas de Paris 2024, o Distrito Federal teve seu melhor desempenho na história, e conquistou quatro medalhas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Clive Mason/Getty Images
Gabi Portilho Brasil
1 de 1 Gabi Portilho Brasil - Foto: Clive Mason/Getty Images

Com as medalhas conquistadas nas Olimpíadas de Paris 2024, o Distrito Federal subiu no ranking geral de estados com mais medalhas em toda a história dos jogos olímpicos, e agora ocupa o sétimo lugar geral, empatado com a Bahia que está em sexto, mas perde no número total de conquistas.

Ao todo, o Distrito Federal tem 16 medalhas conquistadas, sete ouros, 4 pratas e ainda 6 medalhas de bronze. A primeira medalha foi um ouro, conquistado pelo histórico Joaquim Cruz, que em Los Angeles em 1988, na prova dos 800m no atletismo. Na edição seguinte, ficou com a prata na mesma prova, em Seul 1988.

Já em Atlanta 1996 e Sidney 2000, vieram os dois primeiros bronzes, com Leila Barros, no vôlei de quadra feminino. Ricarda Lima também esteve em Sidney. Depois vieram as medalhas em Pequim 2008, com o ouro de Paula Pequeno e o bronze de Ketleyn Quadros. Já em 2012, Paula Pequeno voltou a ser campeã em Londres, junto a outra atleta de Brasília, Tandara.

Já nas Olimpíadas do Rio 2016, o Distrito Federal teve mais dois ouros, com Felipe Anderson no futebol e Bruno Schmidt no vôlei de praia masculino. Em Tóquio 2020 veio apenas uma medalha, o ouro olímpico de Reinier no futebol.

Em 2024, o Distrito Federal teve o seu melhor desempenho em números totais de medalhas. Caio Bonfim conquistou a prata na marcha atlética e Gabi Portilho a mesma medalha no futebol feminino. Além deles, vieram dois bronzes, de Guilherme Schimidt e Ketleyn Quadros no judô, na competição por equipes.

Os cinco melhores estados

O estado de São Paulo lidera o ranking com folga, são 232 medalhas, 49 ouros, 82 pratas e 101 bronzes. No segundo lugar vem o Rio de Janeiro que tem 99 medalhas, com 24 ouros, 34 pratas e 41 bronzes. Já na terceira posição vem Minas Gerais, com 13 ouros, 18 pratas e 14 bronzes, 45 ao todo. Fechando os cinco primeiros vem o Rio Grande do Sul com 50 medalhas, 11 de ouro, 23 de prata e 15 de bronze, e o Paraná com 41, 8 de ouro, 20 de prata e 13 de bronze.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?