metropoles.com

Diniz terá conflito de interesses na Seleção? Em 2001, teve. Relembre

Entre 2000 e 2001, Emerson Leão dividiu o cargo de treinador entre a Seleção Brasileira e Sport; o mesmo acontecerá com Fernando Diniz

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matthew Ashton/EMPICS via Getty Images
Soccer – Confederations Cup – Semi Final – France v Brazil
1 de 1 Soccer – Confederations Cup – Semi Final – France v Brazil - Foto: Matthew Ashton/EMPICS via Getty Images

Fernando Diniz dividirá o comando técnico do Fluminense com a Seleção Brasileira até o meio do ano que vem. Com isso, muitos discutem se o treinador terá ética para não favorecer o Tricolor Carioca em claro conflito de interesses.

Porém, de acordo com o próprio Fernando Diniz, a CBF escolheu a pessoa certa nesse quesito.

“Uma chance de mostrar que o futebol não está acima da ética e vida, é um espaço de convivência para colocar a nossa vida. É complexo? Sim. Terei que fazer convocação e tomar decisões, o senso de justiça irá me pautar como sempre. E vão avaliar, não estou aqui para pedir para que pensem de um jeito ou não. Estou tranquilo e, nesse ponto de ética, a CBF apontou para a pessoa certa”.

Porém, nem sempre foi assim. Em entrevista a ESPN, no ano de 2013, Luciano Bivar, seis vezes presidente do Sport (1989/1990, 1997/1998, 1999/2000, 2001 (renunciou), 2005/2006 e 2013/2014), revelou que pagou uma comissão para facilitar a convocação do volante Leomar em 2001.

Ele disse que deu o dinheiro a um lobista, que fez contatos para que o jogador fosse chamado. Na época, Emerson Leão era o treinador do Sport e da Seleção Brasileira.

“Todo mundo faz lobby no futebol brasileiro. Pergunte a Felipão, por exemplo, quantos procuradores ligaram a ele pedindo para que alguém fosse convocado. Essa é a realidade do futebol brasileiro. A gente já fez lobby. Com o Leomar, houve o pagamento para um lobista”, disse Bivar.

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) investigou o caso e entendeu que não houve comprovação de irregularidade. Na época, Emerson Leão chamou de ridículas as declarações de Luciano Bivar.

Leomar chegou até ser capitão do Brasil e disputou a Copa das Confederações de 2001. O estranhamento foi tanto, que a passagem de Leão na Seleção ficou conhecido como “Era Leomar”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?