metropoles.com

Debate sobre gênero e esporte é promovido por Embaixada da França

Evento foi transmitido e está disponível nas redes sociais da Embaixada da França

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Matheus da Silva Veloso
Embaixada da França
1 de 1 Embaixada da França - Foto: Matheus da Silva Veloso

As Olimpíadas de Paris 2024 prometem um grande feito: ser a primeira Olimpíada na história a ter 50% de participação feminina. A partir disso, a Embaixada da França promoveu, nesta terça-feira (8/3), uma mesa redonda sobre mulheres no esporte. O evento foi transmitido e está disponível nas redes sociais da embaixada.

A embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, abriu o evento, seguida pelo secretário nacional de Esportes de Alto Rendimento, Bruno Souza. A abertura também contou com um vídeo da embaixadora da França para o esporte, Laurence Fischer, em que defendeu a igualdade de gênero no esporte.

Em seguida, a jornalista e apresentadora Gabriela Moreira se apresentou e apresentou a mesa, composta pela esgrimista Amanda Bueno, pela campeão paraolímpica de ciclismo Jady Martins, pela ginasta e secretária nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem Luisa Parente, e pela diretora da Confederação Brasileira de Rugby Mariana Miné.

As convidadas contaram um pouco sobre suas histórias e a relação com o esporte, principalmente como mulheres. Nos relatos, episódios de machismo, desistências, superação, ousadia e resiliência foram fatores unânimes e movimentaram a discussão sobre o assunto.

Durante as falas, Mariana Miné relatou que a Confederação de Rugby é uma das mais avançadas na questão de igualdade de gênero e que “é possível as mulheres terem uma posição de destaque e construir uma carreira de respeito dentro do esporte, que é um universo majoritariamente masculino”.

Depois disso, a discussão girou em torno da discrepância entre a quantidade de mulheres dentro das comissões técnicas e atletas em competições, além de maternidade e assédio emocional e sexual dentro do esporte.

O evento também contou com atletas, ex-atletas, diretores esportivos e ONGs, que também relataram experiências e fomentaram o debate sobre o tema, pontuando a importância do posicionamento das confederações esportivas sobre as problemáticas femininas.

As convidadas ainda falaram sobre como as mulheres precisam buscar ocupar seus espaços dentro do mundo esportivo e de que forma é possível alcançar seus direitos.

“Antes de praticar qualquer esporte, a mulher tem de ter uma consciência política e saber onde ela quer chegar”, afirmou Gabriela Moreira.

O embaixador da Delegação Europeia no Brasil, Ignácio Ibáñez, encerrou o evento, com um discurso sobre o desafio mundial em relação a esteriótipos de gênero, diferença salarial, violência de gênero e o baixo nível de mulheres em cargos de decisão.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesesportes

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?