De troféu da Rainha até virar coach: conheça o jóquei Eurico Rosa
Ele ganhou quase três mil corridas durante a carreira e lança livro nesta sexta-feira (30/4) no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Eurico Rosa é um nome não tão conhecido no Brasil. Ainda mais pelas novas gerações. O brasileiro é considerado um dos grandes expoentes da equitação não só no cenário nacional como fora do país, tendo construído uma vitoriosa carreira no Canadá.
Depois de pendurar o chicote, em 2019, Rosa tornou-se Life Coach, formando atletas para o esporte e também ajudando a prepará-los como indivíduos. Nesta sexta-feira (30/4), ele lança no Brasil o livro Cavalgando pela Liberdade, autobiografia onde conta sua história de vida de altos e baixos e a trajetória de sucesso como jóquei.
Começo promissor e saída do Brasil
Eurico Rosa é natural de Buri, pequena cidade no interior de São Paulo. Com curiosidade pelo esporte e paixão por cavalos, o jovem não demorou a entrar para a equitação. E mesmo com pouca idade já começou a se destacar na modalidade.
A profissionalização veio aos 17 anos, chegando ao Hipódromo de Cidade Jardim. Lá, deu suas primeiras cavalgadas como jóquei profissional e o sucesso não tardou. Em conversa com o Metrópoles, Eurico conta sobre o começo e o sonho de ter uma carreira fora do Brasil.
“Eu sempre tive essa motivação de sair do Brasil. Sempre achei que por ter um sentimento ruim dentro de mim, se eu saísse do Brasil ele sumiria. Quando cheguei em São Paulo, quando estava na escola, eu sempre tive vontade de falar inglês, o que facilitaria minha saída. Esse sempre foi meu sonho, de sair do Brasil, e quando tive a oportunidade em 1998 de sair, eu fui embora, fui para Macau, fiquei quase cinco anos. Depois me mudei para o Canadá, em 2004”, revela. Era o início de uma carreira de muito sucesso. Desde então, o brasileiro acumulou mais de 2.500 vitórias. O jóquei, então competindo no Canadá, enfileirou títulos e troféus, chegando a liderar por sete temporadas a Woodbine Racetrack, famoso circuito de corridas canadense. Eurico chegou a conquistar dois Queen’s Plate, tradicional competição do Canadá, disputada desde 1860, e a receber um dos troféus das mãos da Rainha Elizabeth II.
Vida de coach
Eurico largou as corridas e a vida de competição há dois anos para se dedicar à família e abraçou outra profissão. Hoje, é Life Coach. O ex-jóquei leva a vida dando palestras de superação e aconselha jovens e adultos a não cometerem os mesmos erros que cometeu no passado.
Com o sucesso precoce no esporte, Rosa acabou caindo no pecado que muitos atletas jovens cometem e ficou vislumbrado com tanta fama e dinheiro, resultando em uma vida de altos e baixos e sucessivas sabotagens. No livro, ele relata a relação complicada com o pai e a infância dura, em uma família bastante religiosa, fatores que também influenciaram em suas quedas.
E com uma rica experiência de vida, ele dá dicas para quem pensa em seguir carreira no esporte. “Invista em você mesmo. Isso significa ter uma boa alimentação, se hidratar, se exercitar. O descanso para o atleta é muito importante. Cuidar do seu corpo. Seja humilde no que você estiver fazendo de sua vida, seja no esporte, na medicina, o que for. Peça uma dica para em quem você se espelha, pergunte o que você pode melhorar. Invista na tua força mental. Vá para um parque, conecte-se com a natureza e se você tem ansiedade, procure ajuda, procure um coach, um psicólogo. Saiba que ninguém vence sozinho”, diz.
Virou livro
E nesta sexta-feira (30/4), a história de Eurico será contada no Brasil. O brasileiro lança a obra Cavalgando pela Liberdade, sua autobiografia, assinada em parceria com o jornalista Bruce McGougall. O livro foi lançado no exterior no começo de 2021.
Atualmente morando no Canadá com a esposa e os filhos, Rosa conta o que o motivou a colocar sua história na vida e no esporte no papel. “Carreguei muita culpa, muita vergonha dentro de mim por muito tempo até eu procurar ajuda psicológica. E achava que ganhar dinheiro, e se eu fosse rico, famoso, a ansiedade desapareceria. E eu estava errado, e sei que muita gente pensa assim. Então um dos motivos foi incentivar as pessoas, mostrar que a força está dentro delas. No começo não é fácil. A decisão mais difícil da minha vida foi a viagem para dentro de mim mesmo”, finaliza.
SERVIÇO:
Livro: Cavalgando Pela Liberdade
Editora: Insígnia Editorial
Número de páginas: 176
Preço: R$ 39,90