De Brasília para a NBA: Gui Santos estreia pelo Golden State Warriors
Gui Santos fez sua estreia pelos Warriors e mesmo com poucos minutos em quadra, conseguiu ser produtivo para a equipe
atualizado
Compartilhar notícia
O ala brasileiro Gui Santos foi a grande novidade na partida desta quinta-feira (16/11), na derrota da equipe do Golden State Warriors para o Oklahoma City Thunder por 128 x 109. Os Warriors estavam desfalcados de sua principal estrela, Stephen Curry, e também de Draymond Green, que foi suspenso por cinco jogos devido a uma gravata dada em um adversário no jogo passado.
Gui foi a escolha de número 55 dos Warriors no draft de 2022, contando com o apoio do ex jogador Leandrinho, que era auxiliar técnico do time e que jogou com ele no Minas Tênis Clube.
Gui Santos jogou com a número 15, o mesmo que usou quando se destacou na G-League e na NBA Summer League, onde atuam jovens promessas das equipes. O brasileiro conseguiu números modestos, mas jogou por apenas quatro minutos, foram dois pontos (em três tentativas de arremesso), três rebotes e uma assistência.
Ele é o 19º brasileiro a disputar a maior liga de basquete do mundo. Ele repete os passos do Ala Pivô Pipoka, que jogou em uma partida da liga, pelo Dallas Mavericks, e era até então o único jogador de brasileiro a pisar nas quadras da NBA para um jogo oficial.
Das quadras de Brasília para as quadras da NBA
Gui Santos tem apenas 21 anos, e sempre foi um destaque ainda quando começou no basquete no Distrito Federal. O gosto pelo basquete vem de dentro de casa, pois é filho do ex jogador Deivisson, que jogou como Pivô entre 2008 e 2013 no Novo Basquete Brasil (NBB), atuando por Franca, Araraquara e São José, e da também ex-jogadora Lucineide.
Seus primeiros arremessos e enterradas foram pela equipe de juniores da faculdade Uniceub, que tinha uma equipe profissional que era considerada a melhor da capital. Na sequência, também passou pelo Clube Vizinhança, local onde vários jovens surgiram pra modalidade, e que já recebeu grandes nomes como Oscar Schmidt, Pipoka, Karla e Arthur.
Em 2018, com apenas 15 anos, chegou ao Minas Tênis Clube como grande promessa do “Celeiro de Ouro”, como era conhecida a equipe mineira devido à evolução dos jovens que jogavam por lá. A primeira convocação oficial para a seleção de basquete aconteceu nas eliminatórias da AmeriCup.
Histórico de Brasileiros
A NBA não tinha um brasileiro na liga desde 2019, quando Didi Louzada foi draftado pelo Atlanta Hawks na 35ª posição. O brasileiro que teve a melhor escolha no draft até hoje foi Nenê Hilário, que em 2002, ano em que Gui Santos nascia, alcançou a sétima posição do draft e fez história na liga.
Confira todos os brasileiros draftados até hoje na NBA:
1976 – Marquinhos Abdala (Portland Trail Blazers – 162ª posição)
1984 – Oscar Schmidt (New Jersey Nets – 131ª posição)
1988 – Rolando Ferreira (Portland Trail Blazers – 26ª posição)
2002 – Nenê Hilário (New York Knicks – 7ª posição)
2003 – Leandro Barbosa (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2004 – Rafael Araújo (Toronto Raptors – 8ª posição)
2004 – Anderson Varejão (Orlando Magic – 30ª posição)
2006 – Marcus Vinícius (New Orleans/Oklahoma City Hornets – 43ª posição)
2007 – Tiago Splitter (San Antonio Spurs – 28ª posição)
2010 – Paulão Prestes (Minnesota Timberwolves – 45ª posição)
2012 – Fab Melo (Boston Celtics – 22ª posição)
2013 – Lucas Nogueira (Boston Celtics – 16ª posição)
2013 – Raul Neto (Atlanta Hawks – 47ª posição)
2014 – Bruno Caboclo (Toronto Raptors – 20ª posição)
2019 – Didi Louzada (Atlanta Hawks – 35ª posição)
2022 – Gui Santos (Golden State Warriors – 55ª posição)