metropoles.com

CPI do Futebol aprova convocação de Del Nero e Teixeira

Eles terão de responder sobre à abertura de contas no exterior. Senador Romário enfrentou problemas para aprovar convocação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
José Cruz/Agência Brasil
CBF Ricardo Teixeira
1 de 1 CBF Ricardo Teixeira - Foto: José Cruz/Agência Brasil

O senador Romário (PSB-RJ) enfrentou mais uma queda de braço à frente da CPI do Futebol, nesta quarta-feira (6/4). O ex-jogador teve dificuldade de reunir o número mínimo de senadores para fazer as votações, mas conseguiu, por fim, aprovar a convocação para depoimento dos ex-dirigentes da CBF, Marco Polo Del Nero e Ricardo Teixeira.

Era necessária a presença de seis dos dez senadores que compõem a CPI para votar os requerimentos que pediam a convocação de ex-dirigentes da CBF. Mas, com a sala esvaziada, Romário teve de buscar senadores nos corredores, fazer telefonemas e até mesmo acionar suplentes do colegiado para assinarem a lista de presença.

No mês passado, após os senadores recusarem por unanimidade a convocação de Ricardo Teixeira, Romário desabafou sobre a falta de compromisso de alguns parlamentares com a investigação. Nesta tarde, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que a CPI sofre um boicote.

“Essa CPI está sendo alvo de boicote, sendo vítima de um processo de sabotagem. Por que tanto receio de que venham à público as investigações dessa CPI? Por que outros senadores se negam a convocar dirigentes da CBF?”, questionou durante a reunião que contava apenas com a presença de Romário e Sérgio Petecão (PSD-AC) até o momento.

Com a assinatura de alguns senadores suplentes, Romário conseguiu completar o quórum necessário e aprovou de forma simbólica e em conjunto todos os requerimentos de convocação. As datas para realização dos depoimentos ainda serão definidas. Foram convocados para depoimento o presidente licenciado da CBF, Marco Polo Del Nero, e em caráter de testemunha, Marco Polo Del Nero Filho, para responder sobre à abertura de contas no exterior.

Também foi convocado para prestar esclarecimentos sobre possíveis irregularidades em contratos do Comitê Organizador da Copa e da CBF, o ex-presidente Ricardo Teixeira, que deixou o cargo em 2012. Pelos mesmos motivos, convocaram também o empresário do ramo de turismo Wagner José Abrahão.

O vice-presidente da CBF para a região Nordeste, Gustavo Dantas Feijó, também foi convocado para depor sobre a eventual colaboração da CBF com recursos para sua campanha eleitoral, quando candidato a prefeito do município de Boca da Mata, Alagoas, em 2012.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), que é membro da CPI, mas não estava presente na reunião desta tarde, questionou o resultado das convocações. Ele acusou a CPI de usar uma manobra ao colher assinaturas de presença, mas aprovar os requerimentos sem que os senadores estivessem no recinto. De fato, durante a votação, apenas os senadores Romário, Randolfe, Petecão e Zezé Perrella (PTB-MG) se encontravam na sala de audiências.

“Hoje esta CPI votou a convocação de várias pessoas sem os senadores que assinaram a lista de presença. Votaram uma quantidade de requerimentos, em bloco, numa votação relâmpago”, acusou Nogueira, pedindo uma investigação e o cancelamento da reunião que aprovou os documentos na CPI.

Em resposta, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), pediu que a Secretaria Geral da Mesa faça rápida investigação sobre o ocorrido para dar resposta ao senador Nogueira já nesta quinta-feira.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?