Coronel atleta do Fluminense foi 1º ouro do Brasil em Olimpíadas
Feito foi realizado em 1920, durante a disputa dos jogos da Antuérpia, na Bélgica, na prova de Tiro Rápido Masculino
atualizado
Compartilhar notícia
O Brasil segue na luta para conquistar sua primeira medalha de ouro nas Olimpíadas de Paris 2024. Com tantos ouros históricos conquistados ao longo de todas as participações do país ao longo da história, você sabe quem foi o primeiro brasileiro a alcançar esse feito?
Durante os jogos da Antuérpia, na Bélgica, em 1920, o coronel Guilherme Paraense foi o primeiro brasileiro a subir no ponto mais alto do pódio. E a condecoração veio justamente na primeira participação de uma delegação brasileira na competição.
Guilherme competiu na prova do Tiro Rápido Masculino, em que cada atleta poderia dar 30 tiros em cinco séries de seis disparos. De uma pontuação máxima possível de 300 pontos, o brasileiro fez 274. O resultado de Guilherme superou Raymond Bracken, norte-americano que acabou ficando na 2ª colocação.
O coronel, que foi atleta do Fluminense, ainda participou da prova em equipes, onde o Brasil conquistou a medalha de bronze.
No ano de 2016 o estado do Pará, onde Guilherme nasceu, prestou uma homenagem ao atleta, batizando o maior ginásio do Pará com o seu nome. Conhecido popularmente como Mangueirinho, o ginásio é palco de partidas de basquete e vôlei, que já recebeu, inclusive, partidas das seleções brasileiras de cada modalidade.