Coronavírus: superatleta é levado para a UTI após testar positivo
Ricardo Xavier de Souza é atleta de levantamento de peso e está internado em Santos
atualizado
Compartilhar notícia
Superatleta multicampeão de levantamento de peso, Ricardo Xavier de Souza, de 42 anos, testou positivo para o novo coronavírus após ser internado com quadro de pneumonia, no litoral de São Paulo. A esposa dele, Alexandra Souza, contou ao G1 que, mesmo com seus 1,82 de altura e 127 kg, Ricardo foi “derrubado” pela Covid-19.
No dia 27 de março, Ricardo começou a sentir dores no corpo, febre e dor de cabeça leve. Dois dias depois, ele foi ao Hospital Ana Costa, em Praia Grande, e fez exames de sangue e raio-x do tórax, mas os resultados não mostraram nenhuma alteração. Mas, na volta para casa, o superatleta estava pior do que antes. “Ele começou a vomitar muito, não conseguia comer. Apesar de ser grande, ele caiu rápido. Ficou muito mal em poucos dias”, descreveu.
Os sintomas anteriores continuaram, até que, na última segunda-feira (06/04), Ricardo passou a sentir falta de ar e fortes dores no peito. Eles voltaram ao hospital, o atleta foi internado já em isolamento, com indícios de pneumonia. Quando ele fez o teste do coronavírus, no dia 8, veio a notícia da transferência para a UTI.
“Me avisaram que ele estava indo para a UTI. Ele não estava conseguindo respirar nem com ajuda de um respirador.”
A certeza da contaminação da Covid-19 veio apenas no dia seguinte, por meio de uma nova ligação. “Quando recebi a notícia, senti um desespero. Não consegui dirigir de volta para casa, precisei de carona de amigos. Já estávamos todos preocupados, mas parece que abriu um buraco no meu coração”, desabafou.
Alexandra revelou que os dois completam 20 anos de casados neste domingo (12/04) e a última vez que ela falou com o marido foi na terça (07/04). “Ele está inconsciente no hospital, sem poder receber visitas”, contou. Ela e o filho deles, de 18 anos, estão sem sintomas e em casa, aguardando notícias de Ricardo.