metropoles.com

Coronavírus causa pânico e alterações no esporte pelo mundo

Agora uma pandemia, covid-19 obrigou federações, confederações e ligas ao redor do mundo a paralisarem as atividades

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A pandemia do coronavírus acertou em cheio o mundo esportivo. Além dos inúmeros casos de infecção entre pessoas não envolvidas com as múltiplas modalidades esportivas no planeta, a covid-19 já foi responsável pela paralisação de competições mundo a fora.

Apenas para se ter uma ideia do impacto do coronavírus, a prestigiada NBA, maior liga de basquete do mundo, paralisou as atividades e não terá qualquer jogo pelo menos pelo próximo mês. Além da natureza do jogo, de muito contato físico, a liga norte-americana viu dois nomes importantes das quadras, o francês Rudy Gobert e o norte-americano Donovan Mitchell, terem a infecção confirmada minutos antes de uma partida.

Nas redes sociais, a NBA tem promovido campanhas de conscientização contra o coronavírus. A liga tem usado, por exemplo, infografias para demonstrar a importância de higienizar as mãos para se evitar a propagação do vírus.

As principais ligas de futebol do mundo anunciaram uma pausa. O Campeonato Espanhol e a Premier League, por exemplo, estão vivendo um hiato. A Liga dos Campeões também suspendeu as partidas, mas chegou a ver importantes duelos das oitavas de final, como o PSG x Borussia Dortmund, serem disputados com as arquibancadas vazias.

Mais próximo do Brasil, a principal competição sul-americana, a Copa Libertadores, também está suspensa. Da mesma forma, a estreia da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa de 2022, inicialmente marcada para o fim deste mês, receberá nova data posteriormente.

Países como a Argentina, a Alemanha e o Chile optaram por realizar os jogos com portões fechados, ou seja, sem a presença de torcedores.

Fórmula 1 sem rumo definido

A principal categoria do automobilismo mundial também vive um drama. A poucos dias do início da temporada, marcada para este domingo (15/03), a divisão teve o Grande Prêmio da Austrália, que abriria os trabalhos foi cancelado pouco antes do primeiro treino livre.

Um funcionário da McLaren testou positivo para o coronavírus e motivou a retirada da escuderia da primeira corrida do ano. Em meio a protestos dos pilotos, a Fórmula 1 se viu obrigada a cancelar a disputa. O Grande Prêmio da China, originalmente o segundo do ano, já havia sido adiado e o GP do Bahrein, que seria disputado com portões fechados, também foi adiado. Estreante da temporada, o GP do Vietnã, também receberá nova data.

Casos diferentes

Enquanto a NBA obrigou a paralisação das atividades, no basquete brasileiro, a realidade é diferente. A Liga de Basquete Feminino comunicou nesta sexta-feira (13/03) confirmando a suspensão das atividades por tempo indeterminado.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Posicionamento que escrevi esta manhã sobre NBB e COVID-19

Uma publicação compartilhada por Ricardo Fischer (@ricardofischer) em

O NBB, organizado pela Liga Nacional de Basquete, no entanto, optou por não interromper as partidas. Mesmo com a manifestação contrária de jogadores e da Associação dos Atletas Profissionais de Basquete (AAPB), o NBB terá as próximas rodadas disputadas com portões fechados. A medida, aliás, fez com que o Brasília se recusasse a viajar para SP para jogar contra Pinheiros e Corinthians. A equipe, no entanto, voltou atrás e viajou nesse sábado (14/03).

Após o duelo diante do Pinheiros, o pivô Bruno Fiorotto detonou a decisão da Liga Nacional de Basquete de manter o calendário.

“Queria agradecer a diretoria e nosso patrocinador, que deram o respaldo pra gente tomar a decisão de viajar ou não. É um dia triste, o jogo virou secundário. Era uma grande oportunidade dos atletas mostrarem uma força maior. Da Liga, de apoiar a gente, a decisão que a gente tomasse. Todos os jogadores têm família”, disparou, em entrevista à plataforma de streaming Twitch, após o jogo.

Em quadra, o Brasília foi superado por por 106 x 71 e volta à quadra nesta segunda-feira (16/03), quando enfrenta o Corinthians, novamente na capital paulista.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?