metropoles.com

Corinthians x São Paulo; veja prováveis escalações e mais sobre o jogo

Clássico provoca choque entre caos do Corinthians e sede do São Paulo por quebra de tabu

atualizado

Compartilhar notícia

Mauro Horita/Getty Images
Imagem colorida da Neo química arena, casa do Corinthians
1 de 1 Imagem colorida da Neo química arena, casa do Corinthians - Foto: Mauro Horita/Getty Images

Corinthians e São Paulo levaram golpes duros neste início de temporada, mas o time tricolor já mostrou força para se levantar, enquanto o rival alvinegro continua cambaleante, como está há algum tempo. É dentro deste cenário que os são-paulinos vão à Neo Química Arena nesta terça-feira (30/1) para tentar derrubar o tabu de nunca ter vencido uma partida sequer no estádio corintiano, inaugurado em 2014. A nova edição do Majestoso, válida pela quarta rodada do Paulistão, começa às 19h30.

O baque do São Paulo foi ter perdido Dorival Júnior, campeão da Copa do Brasil, para a seleção brasileira no meio da preparação para o estadual. Muricy Ramalho, coordenador técnico, foi convidado por Dorival para se juntar à CBF, mas negou, decisão importante para impedir que a estrutura do futebol do clube implodisse. A diretoria decidiu apostar no jovem técnico Thiago Carpini, que ajudou o time a começar o Paulistão com um empate e duas vitórias, resultantes em sete pontos e a liderança do Grupo C.

Diferentemente do rival, o Corinthians não respondeu bem aos imprevistos. Sob a nova gestão de Augusto Melo, dispensou medalhões como Renato Augusto, Giuliano e Gil, mas não avançou muito no passo seguinte da reformulação. O clube alvinegro teve de lidar com a saída repentina do zagueiro Lucas Veríssimo para o futebol do Catar e vem mostrando dificuldades para cumprir as promessas de Melo relativas a contratações, a ponto de o goleiro Cássio ter cobrado reforços publicamente.

As chegadas de Hugo, Félix Torres e Palacios, agora lesionado, não foram suficientes para trazer um fator novo de impacto até aqui. Há esperança em Rodrigo Garro, que ainda não estreou por causa de um impasse burocrático com o Talleres, da Argentina, e pode ser liberado para jogar o clássico se tiver o nome publicado no BID até a tarde desta terça. Com ou sem ele, a situação é alarmante, não apenas por causa das duas derrotas seguidas, mas em razão do futebol apresentado. No sábado, mesmo com um homem a mais desde os 13 minutos, perdeu por 1 a 0 para o São Bernardo.

A partida também ficou marcada pela cena de Mano Menezes chamando Yuri Alberto de “burro”, depois de uma falta cometida pelo atacante. A situação foi resolvida com um pedido de desculpas ainda no campo, mas reverberou bastante. Mano viu o episódio como algo natural e negou que o clima esteja ruim nos bastidores A principal preocupação dele é extrair um futebol melhor de um time que vem penando em campo. O certo é que Palácios está fora, pois lesionou a coxa direita em sua estreia, portanto Hugo volta a ser titular.

O momento ruim do Corinthians pode ser aproveitado pelo São Paulo para finalmente quebrar o tabu que já dura quase 10 anos. São 11 derrotas para o rival e sete empates neste período. Os números, contudo, são indiferentes para Carpini. “Esse peso de quebrar um tabu não é desse elenco. Não sei quanto tempo tem a Neo Química, não sei quantos times já jogaram lá. Se conseguirmos vencer lá, fantástico, será um grupo que seguirá fazendo história no clube”, disse depois da vitória por 1 a 0 sobre a Portuguesa.

Os são-paulinos estão vivendo uma semana de muita ansiedade, já que, após o duelo desta terça com os corintianos, terão outro clássico pela frente, e valendo título nacional. No domingo, estarão em campo no Mineirão, em Belo Horizonte, para decidir a Supercopa do Brasil contra o Palmeiras. O torneio coloca frente a frente os atuais campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil.

Carpini chegou a temer perder Lucas para esta sequência tão importante de clássicos, ao ver o meia-atacante deixando o gramado com dores no final de semana, mas nenhum problema foi constatado e ele deve jogar na Neo Química. Já o lateral-direito Igor Vinicius, com um edema muscular na coxa direita sofrido no duelo com a Portuguesa, foi confirmado como desfalque.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS X SÃO PAULO

CORINTHIANS – Cássio; Fagner, Félix Torres, Caetano e Hugo; Fausto Vera, Raniele, Maycon e Matheus Araújo (Rojas); Romero e Yuri Alberto (Wesley). Técnico: Mano Menezes.

SÃO PAULO – Rafael; Rafinha, Arboleda, Diego Costa (Alan Franco) e Welington; Pablo Maia, Alisson, Luciano, Wellington Rato e Lucas Moura; Calleri. Técnico: Thiago Carpini.

ÁRBITRO – Vinícius Gonçalves Dias de Araújo.

HORÁRIO – 19h30.

LOCAL – Neo Química Arena, em São Paulo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?