Copa do Brasil começa hoje para o DF, relembre a melhor campanha
Em 2002 o Brasiliense fez história, chegando à final em seu segundo ano de fundação; campanha do Jacaré está na história
atualizado
Compartilhar notícia
A Copa do Brasil começa hoje para o Distrito Federal. E o Brasiliense, dono da melhor campanha do DF na competição, estará em campo contra o Itaibana, em Sergipe. Em 2002, o Jacaré fez história ao conquistar o vice-campeonato. Foi derrotado na final pelo Corinthians, em um jogo que segue vivo na memória do torcedor.
O Brasiliense tem até hoje a melhor campanha de um time na competição, pois disputou uma final com menos de dois anos de fundação. Naquele ano, ainda conseguiu outro grande feito, ao se tornar o time mais jovem a vencer a Série C. O elenco de 2002 tinha como um dos líderes o atacante Wellington Dias, o grande astro da temporada, que marcou oito gols e foi o vice artilheiro da Copa do Brasil.
Campanha
Apesar de não ser favorito ao título, o Brasiliense foi ganhando corpo jogo após jogo. Deixou pelo caminho grandes equipes, como o Náutico, que era comandado por Muricy Ramalho, o Fluminense, que tinha o ídolo Magno Alves e o Atlético-MG, do atacante artilheiro Marques. Esse último foi derrotado por 3×0 em pleno Mineirão.
Final e erros de arbitragem
Mas um dos fatos mais marcantes daquele ano, e que até hoje causam revolta no torcedor, foram os erros de arbitragem na primeira partida da final, cometidos pelo árbitro Carlos Eugênio Simon, fundamentais para tirar o título do time candango contra o Corinthians.
No jogo de ida o placar marcava 1×1 no Morumbi. Foi quando Deivid marcou o segundo gol para o time paulista. Mas antes, cometeu falta clara no zagueiro Thiago Gama. Mas a arbitragem não marcou nada. No jogo o Brasiliense ainda foi prejudicado com um pênalti não marcado em cima de Carioca, perto do final.
Os erros de Simon foram tão graves e tão influentes no resultado, que o árbitro ficou suspenso por alguns meses, só retornando a campo no futebol nacional no Brasileirão Série A daquele ano.
Outra grande campanha
O Brasiliense também possuiu a segunda melhor campanha na competição. Foi em 2007, quando o time que tinha grandes nomes como Guto, Padovani, Patrick e Dimba chegou à semifinal da Copa do Brasil. Foi derrotado pelo Fluminense, mesmo fazendo dois grandes jogos.