Conmebol define Centenário para finais da Libertadores e Sul-Americana
Estádio Mané Garrincha, cotado para sediar a final da Sul-Americana desse ano, será sede apenas na próxima temporada
atualizado
Compartilhar notícia
Após reunião virtual realizada nesta quarta-feira (13/5), o Conselho da Conmebol definiu o Estádio Centenário, em Montevidéu no Uruguai, como o palco das finais da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana desta temporada.
As decisões já têm datas definidas. A final da Sul-Americana será realizada no dia 6/11, enquanto a partida decisiva da Libertadores será duas semanas depois, no dia 20/11.
Os locais das finais da próxima temporada também já foram definidos. O Monumental de Guayaquil, no Equador, receberá a final da Libertadores, enquanto o estádio Mané Garrincha, em Brasília, será palco da decisão da Sul-Americana de 2022. O estádio da capital federal era um dos cotados para sediar a final deste ano.
Entre os fatores que acabaram influenciando a decisão do Conselho está a questão sanitária do país com relação à pandemia da Covid-19. O governo uruguaio intermediou a obtenção de 50 mil doses da vacina contra a doença. Essas doses serão utilizadas para imunizar clubes do continente.
Além disso, a velocidade de vacinação no Uruguai também pesou para a definição do Centenário como palco das finais. O país aplicou em 36% da população pelo menos uma dose da vacina.
O governo local garantiu a Conmebol que os eventos serão realizados com a presença de público no estádio. Já a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) prometeu um investimento milionário para modernizar o estádio.
O estádio Centenário já foi palco de outros grandes eventos do futebol, como a final da Copa do Mundo de 1930.