metropoles.com

Conheça os Irmãos Bonfim, lutadores do DF que brilharam no UFC

Irmãos de São Sebastião estrearam, neste final de semana, no UFC 283, no Rio de Janeiro, e mostraram que vieram para ficar na organização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mike Roach/Zuffa LLC
Irmãos Gabriel e Ismael Bonfim, lutadores de MMA de Brasília - Metrópoles
1 de 1 Irmãos Gabriel e Ismael Bonfim, lutadores de MMA de Brasília - Metrópoles - Foto: Mike Roach/Zuffa LLC

O dia 21 de janeiro de 2023 com certeza entrou para a história nas vidas dos irmãos Gabriel e Ismael Bonfim. Os lutadores de artes marciais mistas (MMA) de Brasília tiveram estreias memoráveis no Ultimate Fighting Championship (UFC) e mostraram que vieram para ficar na organização de Dana White.

Conheça um pouco mais sobre os irmãos de São Sebastião que deram o que falar no UFC 283, realizado nesse final de semana, no Rio de Janeiro.

8 imagens
Ismael é o irmão mais velho da dupla, com 27 anos
Gabriel celebra vitória no UFC no Rio
Ismael comemora vitória no UFC
O brasiliense é um dos grandes nomes do peso-leve no Brasil
Momento da finalização de Gabriel no UFC
1 de 8

Gabriel Bonfim tem 25 anos

Mike Rocha/Zuffa LLC via Getty Images
2 de 8

Ismael é o irmão mais velho da dupla, com 27 anos

Mike Rocha/Zuffa LLC via Getty Images
3 de 8

Gabriel celebra vitória no UFC no Rio

4 de 8

Ismael comemora vitória no UFC

Buda Mendes/Zuffa LLC via Getty Images
5 de 8

O brasiliense é um dos grandes nomes do peso-leve no Brasil

Buda Mendes/Zuffa LLC via Getty Images
6 de 8

Momento da finalização de Gabriel no UFC

Buda Mendes/Zuffa LLC via Getty Images
7 de 8

Odair Samuray (à esquerda), Gabriel Bonfim e Daniel Evangelista

Buda Mendes/Zuffa LLC via Getty Images
8 de 8

Da esquerda para a direita: Odair Samuray, Anderson Carvalho, Ismael Bonfim, Gabriel Bonfim e Luís Alessandro

Mike Rocha/Zuffa LLC via Getty Images

Tudo começou com Odair, o irmão mais velho. Influenciados por “Samuray”, apelido de Odair, Gabriel e Ismael começaram a praticar artes marciais. Dos treinos com o irmão, a dupla também passou a treinar na Cerrado MMA, do head coach Daniel Evangelista. Lá, passaram a treinar também com nomes como Vicente Luque e Viviane Araújo, que já pertenciam ao quadro de atletas do UFC.

E o profissionalismo chegou. Lutando em eventos menores, os irmãos logo despontaram como grandes promessas das artes marciais no cenário nacional. Ismael “Marreta”, o mais velho, logo tornou-se um dos expoentes do peso-leve (até 70kg) do Brasil. Já Gabriel “Marretinha” despontou nos meio-médios (até 77kg).

Mas foi em 2022 que os Irmãos Bonfim despertaram de vez a atenção do mundo do MMA. No Legacy Fighting Alliance (LFA), os dois venceram combates que os colocaram em evidência. Gabriel conquistou o cinturão de sua categoria e Ismael cravou de vez seu nome entre os leves no país.

De reality ao UFC

E a oportunidade para entrar no UFC surgiu. Mas faltava ainda o último passo: os dois foram convidados por Dana White, presidente da organização, para participar do Contender Series, um seriado na televisão norte-americana que serve de porta de entrada para o evento.

Na série, lutadores se enfrentam e precisam vencer bem seus combates para agradar White e assinar com o UFC. Ismael ganhou na decisão dos juízes e Gabriel venceu seu adversário por finalização. Ao fim do episódio, os dois foram contemplados com contratos na organização pelo agora novo chefe. 

Estreia de ouro

Em outubro de 2022, Gabriel teve sua estreia confirmada no UFC. Semanas depois, Ismael também foi avisado que estrearia no mesmo dia do irmão: no UFC 283, no dia 21 de janeiro, no retorno do evento ao Brasil após quase três anos.

E lutando como veteranos, Gabriel e Ismael nem pareciam estreantes e atropelaram seus adversários. Gabriel finalizou seu rival no primeiro round. “Estrear com vitória no UFC, com uma finalização com 47 segundos de luta foi algo sensacional, um sonho realizado. E poder lutar no mesmo dia do meu irmão também foi algo muito especial”, disse Gabriel, ao Metrópoles.

Já Ismael mostrou seu cartão de visitas ao UFC com o joelho esquerdo, nocauteando seu rival de forma brutal e, de quebra, levando para casa 50 mil dólares como bônus pelo nocaute da noite. Veja o momento da joelhada voadora:

“Estou muito feliz com a vitória e ainda mais por ter conquistado o bônus da noite. Com certeza veio na hora certa, no momento certo. Vamos tentar duplicar, triplicar esse valor, sem sair gastando como louco”, conta Marreta, que é pai do pequeno Ravi, com apenas 18 dias de vida, a quem dedicou a vitória no octógono do UFC.

Sobre os próximos passos, os irmãos seguem o mesmo discurso. “Agora é dar uma descansada, relaxar a cabeça um pouco. E depois voltar aos treinos e conversar com nossos técnicos e empresários sobre o futuro”, diz Gabriel.

“Vamos descansar uma semana e depois voltar aos treinos devagar. E quando o UFC chamar a gente vai aceitar. Ainda não tenho nenhum nome em mente para enfrentar, mas sou um funcionário e quem eles colocarem para eu enfrentar, vou enfrentar”, finaliza Ismael Bonfim.

 

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?