Conheça criança de 10 anos que disputará campeonato de fisiculturismo
Heitor divide os estudos com wrestling, judô, ginástica, jiu-jitsu, musculação, futebol e crossfit
atualizado
Compartilhar notícia
A prática de musculação por crianças é um prato cheio para polêmicas e sempre gera discussão acerca dos malefícios e benefícios aos jovens. E em meio a tudo isso, Heitor Oliveira, de apenas 10 anos, vai disputar o XV Campeonato Brasiliense de Fisiculturismo, neste domingo (18/6), na categoria children fitness.
Ele chega ao torneio após vencer o Campeonato Brasiliense na categoria de estreantes.
Heitor tem uma expectativa muito grande para participar do campeonato. “Eu treinei muito pra ele. Agora vou mostrar toda minha dedicação”.
O garoto é multi-esportista e tem uma rotina cheia. Priorizando os estudos, Heitor reveza escola, aulas de inglês e a prática de sete esportes.
Confira a rotina de Heitor:
- Segunda-feira: wrestling;
- Terça-feira: judô;
- Quarta-feira: ginástica e jiu-jitsu;
- Quinta-feira: musculação e futebol;
- Sexta-feira: inglês;
- Domingo: crossfit
Benefícios
De acordo com Henrique Mansur, médico pessoal de Heitor e ortopedista, existe um grande mito entre atividade física, principalmente a musculação, em crianças e adolescentes, por conta do fator fisiológico. Além disso, o especialista explica os benefícios da prática entre os jovens.
“O grande problema da atividade física é quando ela não é feita de uma forma supervisionada”, explicou.
“Além de fazer com que o atleta, a criança, desenvolva força, ele também consegue aprender novos gestos motores e novas habilidades”, complementa Mansur.
Cuidados
Lucas Peralles, nutricionista pós-graduado em Bodybuilding Coach (fisiculturismo) e Nutrição Comportamental, explica quais cuidados devemos ter, ressaltando os treinos supervisionados.
“É necessário que haja um acompanhamento especializado tanto em relação ao treinamento para não só garantir melhora de capacidade física como também preservar a saúde articular evitando lesões futuras e a permanência dessa criança na pratica esportiva”, diz.
“Assim como é necessário um acompanhamento dietético individualizado para garantir não só o aporte nutricional para o desenvolvimento atlético visando uma performance maior, como também para garantir que essa criança se desenvolva em seu crescimento de maneira saudável”, completa o especialista.