Conheça a trajetória de Rafaela Ferreira, nova piloto da F1 Academy
Rafaela Ferreira pilotará pela Racing Bulls na temporada 2025 da F1 Academy, categoria que prepara mulheres para a Fórmula 1
atualizado
Compartilhar notícia
Primeira mulher a vencer uma corrida na Fórmula 4 Brasil com apenas 19 anos de idade, Rafaela Ferreira tem como objetivo ser um dos grandes nomes do automobilismo brasileiro nos próximos anos. E para chegar a isso, ela assinou contrato com a Racing Bulls (RB), equipe auxiliar da Red Bull, para competir na F1 Academy em 2025, categoria que busca prepara mulheres para a Fórmula 1.
Em entrevista ao Metrópoles Rafaela contou como foi o seu início no automobilismo. A piloto, que é natural de Santa Catarina, afirmou que sua paixão pelo automobilismo começou ainda criança.
“Eu comecei por causa do meu pai, ele costumava competir de kart. Eu estava sempre indo junto com ele quando eu era pequena nas pistas, andando junto com ele, segurando o volante, fazendo uma voltinha no colo dele. E ali começou a minha paixão pelo automobilismo”, conta.
“Com oito anos eu comecei a competir e a vencer as competições locais, depois estadual, depois nacional. E quando eu comecei a ir para essa parte mais nacional, eu percebi que era isso que eu queria fazer da minha vida, que era isso que eu gostava e que eu queria estar sempre correndo”, afirma Rafaela.
Como todo brasileiro, Rafaela Ferreira tem como inspiração Ayrton Senna. Além disso, a piloto declarou ser fã de um certo holandês que pilota pela Red Bull na atual temporada da Fórmula 1.
“Minha maior inspiração mesmo é o Ayrton Senna, assim como ele é um ídolo aqui para a gente no Brasil, um herói. E eu lembro quando eu era pequena, eu não gostava de correr na chuva e o meu pai sempre mostrava as coisas do Ayrton Senna, e ele acabou se tornando, assim, uma inspiração para mim. E hoje, na F1, sou uma super fã do Max (Verstappen) e estou torcendo para que ele consiga conquistar o campeonato mais uma vez”, torce.
Primeira vitória na Fórmula 4, ingresso na F1 Academy
Rafaela chegou a Fórmula 4 Brasil em 2023 e é considerada uma das promessas da categoria. Em 2024, ela se tornou a primeira mulher a vencer uma corrida na F4.
“No primeiro ano (de Fórmula 4), foi um ano mais de aprendizado, de evolução, saber como funcionava o carro. E esse ano tem sido um ano de lutar pelo campeonato mesmo, lutar por pontos. Foram sete pódios, duas vitórias, duas pole position. Então, fico muito feliz com o resultado. E tudo isso abriu as portas para agora a gente estar trabalhando junto com a VCaRB (Racing Bulls) na F1 Academy”, explica a piloto.
Rafaela Ferreira atualmente é 4ª colocada na Fórmula 4 Brasil. O bom desempenho na categoria chamou a atenção da Racing Bulls, que acertou a contratação da brasileira para a F1 Academy de 2025. A piloto será a segunda brasileira na F1 Academy, que já conta Aurelia Nobels na categoria.
“Eu me senti muito feliz assim porque ter essa proximidade com o time da Fórmula 1 faz a gente aprender muito. E o pessoal aqui me recebeu sempre de portas abertas, foram muito simpáticos e eu fiquei muito feliz de estar no time que eu torço, que é a Red Bull, que é a VCaRB. E estou muito feliz de ter essa proximidade com eles, trabalhar e eu espero aprender muito ano que vem e poder estar indo junto com eles, entregando o resultado”.
E o futuro, Rafaela?
Em 2025, pela Racing Bulls, Rafaela Ferreira terá novos desafios pela frente e pilotará por pistas que ela, ainda, não conhece. No entanto, ela quer lutar por grandes resultados na próxima temporada.
“As minhas expectativas para o ano que vem é adquirir o máximo de conhecimento possível, evoluir como pilota, porque agora eu vou estar saindo do Brasil. Vão ser novos desafios, porque são pistas que eu nunca andei, em lugares que eu nunca andei”, diz.
Mas junto com a equipe, a gente vai fazer simulador, vai ter onboard, tem os dados do ano passado que eles (Racing Bulls) já correram, então tenho certeza que a gente vai chegar bem preparado e vamos lutar aí para brigar e levar a bandeira do Brasil lá para o pódio”, finaliza.