Confederação Brasileira de Judô volta atrás e Brasília terá Grand Slam
Competição, marcada para outubro, chegou a ser cancelada, mas entidade mudou de ideia mais uma vez e capital receberá evento
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília será a quinta cidade brasileira a receber uma edição do Grand Slam de judô. Por meio de nota publicada em seu site oficial nesta quarta-feira (31/07/2019), a Confederação Brasileira de Judô confirmou a realização do evento, entre os dias 6 e 8 de outubro. A nota também confirmou a realização do torneio em 2020, também em Brasília, mas com data a ser divulgada. Será a primeira vez em sete anos que o Brasil receberá a competição, a primeira na capital federal. O Grand Slam é um evento de classificação olímpica e que distribuirá 1000 pontos no ranking da Federação Internacional de Judô. Todas as outras edições do torneio em solo brasileiro foram realizadas no Rio de Janeiro.
Por ser país-sede da competição, o Brasil pode inscrever até quatro atletas por divisão de peso. Com esta medida, o país aumenta as chances de ter atletas no ranking olímpico. O evento em Brasília chegou a ser cancelado há cerca de duas semanas, quando a Confederação Brasileira de Judô alegou falta de condições financeiras para a realização do Grand Slam. A decisão, porém, foi revertida e a capital foi confirmada como sede da competição.
Confira a íntegra da nota da Confederação Brasileira de Judô:
A Confederação Brasileira de Judô, a Federação Internacional de Judô e parceiros envolvidos na realização do Grand Slam de Brasília 2019 em alinhamento concluído nesta terça-feira, 30, alcançaram condições que atendam a todos para garantir a continuidade do projeto. Dessa forma, estão retomados os processos visando à realização do Grand Slam de Judô de Brasília em 2019 e 2020. O Grand Slam de 2019 acontecerá na capital federal no período de 6 a 8 de outubro e será um evento de classificação olímpica, distribuindo até 1000 pontos no ranking IJF. Somos gratos às partes acima mencionadas pelo apoio e nos comprometemos a organizar um evento de alto nível para os atletas.