metropoles.com

“Complexo de Napoleão” em árbitros de futebol? Pesquisadores analisam

Pesquisadores alemães constataram que árbitros “baixinhos” punem com mais rigor jogadores mais altos como compensação da falta de estatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mateusz Slodkowski/Getty Images
árbitro francês Francois Letexier conversa com Mirlind Daku da Albânia em jogo da EURO 2024
1 de 1 árbitro francês Francois Letexier conversa com Mirlind Daku da Albânia em jogo da EURO 2024 - Foto: Mateusz Slodkowski/Getty Images

Um grupo de pesquisadores alemães analisou a relação estre a estatura dos árbitros de futebol e o rigor com que eles aplicam punições a jogadores em campo. E o que eles constataram é a existência de um “complexo de Napoleão”, teoria que sugere que o imperador francês tinha problemas com sua altura e compensava com a rigidez no comando de seu império.

A pesquisa está em fase de pré-publicação, ou seja, ainda não foi concluída. Mas corrobora a tese, segundo informações da agência alemã Deutshe Welle.

Alguns torcedores podem compreender isso como uma explicação de como as decisões seriam tomadas de maneira não objetiva e até injusta, simplesmente por que um árbitro possui um complexo. No entanto, essa teoria somente será validada após o estudo passar por mais análises científicas.

Segundo a pré-publicação, um árbitro comparativamente mais baixo estaria mais apto a apitar uma falta e aplicar um cartão amarelo quando o jogador em questão é mais alto do que ele, de acordo com a conclusão dos pesquisadores.

Os pesquisadores Hendrik Sonnabend e Giulio Callegaro da Universidade de Hagen, na Alemanha, juntamente com Mario Lackner, da Universidade Johannes Kepler em Linz, analisaram dados da Bundesliga (campeonato alemão de futebol) de 2014 a 2021, e observaram mais de 2.340 partidas.

“A tendência a punir com mais rigor é 10% maior quando os jogadores são significativamente mais altos do que os árbitros, em comparação a situações nas quais os atletas estão na mesma altura dos olhos”, constatou Sonnabend.

No segundo tempo dos jogos, as punições mais duras pelos árbitros relativamente mais baixos, como os cartões amarelos, diminuem. “Isso pode ocorrer em razão de os jogadores perceberem que o árbitro pune as infrações mais rapidamente”, avalia Sonnabend.

O pequeno grande imperador

A base para o estudo é a teoria da psicologia conhecida como “complexo de Napoleão”, que afirma que pessoas de baixa estatura, especialmente os homens, tendem a ser agressivos ou dominantes para compensar seu tamanho.

O nome dado à teoria remete ao antigo imperador francês Napoleão Bonaparte. Contudo, a convicção equivocada sobre o suposto “pequeno imperador” se baseia em um erro de conversão. Com 1,69 metro de altura, ele era bem mais alto do que a média de sua época.

Ao mesmo tempo, segundo a pré-publicação, há também o complexo reverso de Napoleão nas partidas de futebol, quando um árbitro alto que olha os jogadores de cima para baixo é mais leniente ao aplicar as penalidades.

Os jogadores de baixa estatura recebem 16% menos punições do que os com altura semelhante à dos árbitros. Ser alto, aparentemente, é algo que vem em combinação com uma certa calma, segundo pesquisadores.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?