Comitê organizador das Olimpíadas de Paris é alvo de buscas da polícia
Operação investiga suspeita de desvios de fundos públicos por parte dos organizadores do evento. Entidade nega as acusações
atualizado
Compartilhar notícia
A polícia francesa realizou, nesta terça-feira (20/6), uma operação na sede do comitê organizador das Olimpíadas de Paris 2024. A ação é desdobramento de uma investigação iniciada em 2017, que investiga os contratos públicos firmados pelos organizadores. A suspeita das autoridades é de desvio de verba.
Os agentes estiveram no local cumprindo um mandado de busca e apreensão. Apesar de negar as acusações, a entidade confirmou a realização da operação em suas dependências e informou que está colaborando com os investigadores.
Além da sede do comitê, localizado em Paris, a sede do órgão público que responde pela entrega da infraestrutura para a realização do evento, o Solideo, foi visitada pelas forças policiais, de acordo com a Procuradoria Financeira de Paris.
Esse tipo de investigação havia ocorrido com os comitês organizadores das Olimpíadas do Rio, em 2016, e de Tóquio, em 2020. Alguns membros do Comitê Olímpico acabaram afastados após as apurações policiais.
Os jogos Olímpicos de Paris estão marcados para começarem em 26 de julho de 2024. O encerramento está previsto para 11 de agosto.