metropoles.com

Com zebras e protagonismo do Nordeste, Copa do Brasil chega às oitavas

Veja um panorama completo de cada uma das 16 equipes que chegaram até às oitavas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Friedemann Vogel/Getty Images
Copa do Brasil
1 de 1 Copa do Brasil - Foto: Friedemann Vogel/Getty Images

O campeonato mais democrático do calendário brasileiro volta a dar às caras. Nesta terça-feira (22/6), a CBF realiza o sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil. Agora, 16 equipes restaram na busca pelo título e do prêmio de R$ 73 milhões que o clube poderá embolsar caso seja campeão.

E a edição de 2021 já está marcada por pelo menos dois motivos. O primeiro deles é a grande presença das chamadas zebras. Times de divisões inferiores que acabaram eliminando equipes da elite do futebol brasileiro. São os casos de CRB, Criciúma, Vitória e ABC, que eliminaram oponentes da série A para chegarem às oitavas.

O outro motivo é a presença notável de times do nordeste nesta fase. CRB (AL), ABC (RN), Juazeirense (BA), Vitória (BA), Bahia (BA) e Fortaleza (CE) formam o esquadrão Nordestino que chega com moral nesta fase da competição.

Possibilidade de clássicos nas oitavas

Com o formato de sorteio em pote único, absolutamente todos os cruzamentos entre equipes é possível. Nesse contexto, há a grande possibilidade de termos clássicos de três estados nesta fase.

Com três representantes, o Rio de Janeiro pode ter três clássicos diferentes: Flamengo e Fluminense, Flamengo e Vasco ou Fluminense e Vasco. No caso dos paulistas, Santos e São Paulo podem se encontrar nas oitavas, além de Bahia e Vitória que podem esquentar as coisas nestas oitavas.

Veja como chega cada uma das equipes para as oitavas de final

Flamengo

Se despedindo de Gerson e desfalcado por conta das convocações para a Copa América e as Olimpíadas, o Rubro-Negro não vive o seu melhor momento. Com muitos reservas em campo, conseguiu eliminar o Coritiba na fase anterior. No Campeonato Brasileiro ocupa apenas a 10ª posição. Pela Libertadores, o Mengão enfrentará o Defensa Y Justicia (ARG) nas oitavas de final do torneio continental

São Paulo

O campeão paulista também não está na sua melhor fase. Comandado por Hernán Crespo, o Tricolor do Morumbi tomou um susto no jogo de ida da fase anterior e perdeu para o modesto 4 de maio, do Piauí. Na partida de volta o time foi impiedoso e aplicou um 9 x 1 no adversário. No Brasileirão a coisa está feia. O time ainda não vence e está na zona do rebaixamento em 17 º lugar.

Fluminense

Vivendo um bom momento, o Tricolor das Laranjeiras vem enchendo o torcedor de orgulho. Na terceira fase da Copa do Brasil encarou um duelo duro contra o Red Bull Bragantino e conseguiu a classificação de maneira sofrida. Classificado para as oitavas da Liberta, o Fluzão terá o Cerro Porteño (PAR) como adversário e é o atual 6º colocado no Brasileirão.

Atlético-MG

O Galo forte vingador não está para brincadeira em 2021. A equipe mineira eliminou com tranquilidade o Remo na Copa do Brasil, avançou para as oitavas da Libertadores com a melhor campanha da primeira fase e está na 5ª colocação do Brasileiro. Sob o comando de Cuca e com as boas atuações de Nacho e Hulk, o Atlético-MG pinta como favorita em quase todos os campeonatos que está disputando

Santos

Ainda instável, o Santos chega às oitavas de final depois de eliminar o Cianorte com duas vitórias, uma no jogo de ida e outra na volta. Eliminado da Libertadores, o Peixe  enfrentará o Independiente (ARG) na Sul-Americana. Sob o comando de Fernando Diniz, a equipe da Vila Belmiro tem duas vitórias, dois empates e uma derrota no Campeonato Brasileiro, ocupando a 9ª posição na tabela.

Grêmio

O Imortal não teve dificuldades na terceira fase da Copa do Brasil para passar do Brasiliense. Com uma vitória e um empate, o Tricolor passou pelo Jacaré sem sustos. O time gaúcho, no entanto, não vem bem no Campeonato Brasileiro, ocupando a incômoda lanterna.

A equipe tem dois jogos a menos que o resto, mas das três partidas que disputou até aqui, perdeu todas. Na Sul-Americana o time passou como líder do grupo e terá pela frente a LDU (EQU).

Fortaleza

Uma das sensações da temporada até aqui, o Leão do Pici não perdoou o rival, Ceará, na terceira fase da Copa do Brasil e amassou o rival com um 3 x 0 na partida de volta, após empate em 1 x 1 no primeiro duelo. Sob o comando de Vojvolda, o Leão está em segundo no Brasileirão e não sabe o que é perder há mais de 10 jogos.

Athletico-PR

O Furacão teve trabalho para chegar nas oitavas da Copa do Brasil. Na última fase eliminou o Avaí depois de um empate em 1 x 1 e uma vitória por 1 x 0 em casa. No Brasileirão a situação da equipe é bem mais confortável, com 100% de aproveitamento o time é líder. A equipe paranaense também disputa a Sul-Americana, onde enfrentará o América de Cali nas oitavas de final do torneio continental.

Atlético-GO

O Dragão vem confiante depois de eliminar o Corinthians na terceira fase da Copa do Brasil. A equipe goiana está na competição desde a primeira fase, e também já eliminou o Galvez e o Joinville. O Atlético-GO ocupa a 8ª posição no Brasileirão.

Bahia

Depois de vencer o Vila Nova duas vezes por 1 x o, o Tricolor garantiu a vaga nas oitavas da Copa do Brasil. Na fase anterior goleou o Manaus por 4 x 1 e na primeira fase, outra goleada, incríveis 7 x 1 no Campinense. O Tricolor não foi bem na Copa Sul-Americana e acabou eliminado ainda na fase de grupos. No Brasileirão, o Bahia vem inconstante. Com duas vitórias, dois empates e uma derrota, a equipe ocupa a 7ª colocação.

Vasco

O Cruzmaltino tomou um susto na terceira fase, mas conseguiu eliminar o Boavista e chegar nas oitavas da Copa do Brasil. Antes, o gigante da colina já havia despachado a Tombense e a Caldense nas duas fases anteriores. Só que na série B a fase do Vasco é instável, ocupando a 9ª posição até aqui.

CRB

Uma das maiores zebras destas oitavas de final, a equipe alagoana despachou o Palmeiras, fora de casa, nos pênaltis. Antes disso, já havia despachado o Goianésia e o Paysandu em fases anteriores. Na série B, o Galo da Praia é o 10º colocado.

Vitória

Outra zebra da terceira fase, o Vitória conseguiu o incrível feito de eliminar o Internacional em pleno Beira-Rio. Vale lembrar que o Leão da Barra perdeu o jogo de ida, em casa, por 1 x 0 , mas fez 3 x 1 em Porto Alegre na partida de volta. O Vitória já eliminou o Rio Branco e o Águia Negra nesta Copa do Brasil e ocupa o 11º lugar na série B.

Criciúma

Único representante de Santa Catarina nesta fase da Copa do Brasil, o Criciúma surpreendeu ao eliminar o América-MG na última fase nos pênaltis. A equipe da Série C também já eliminou a Ponte Preta, da série B e o Marília.

Juazeirense

Outro representante da legião do Nordeste e da série C, a Juazeirense também surpreendeu ao eliminar o Cruzeiro, nos pênaltis na fase anterior. A equipe da Bahia já tinha eliminado outro grande logo na primeira fase. A vítima foi o Sport, que acabou perdendo por 3 x 2 em um jogo cheio de polêmicas.

ABC

Guerreiro, o Elefante é a única equipe da série D nesta fase da Copa do Brasil. A equipe do Rio Grande do Norte garantiu a classificação depois de uma incrível vitória sobre a Chapecoense por 3 x 0 em casa. Antes, o ABC já havia eliminado o Botafogo nos pênaltis e o Rio Branco.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?