metropoles.com

Com paralisia cerebral, palestrante e triatleta derruba barreiras

Com oito provas de triatlo no currículo, o atleta de 34 anos também faz palestras por todo o Brasil e já foi personagem de um documentário

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Samuel Bortolin/Arquivo Pessoal
samuel-paralisia-cerebral-triatlon
1 de 1 samuel-paralisia-cerebral-triatlon - Foto: Samuel Bortolin/Arquivo Pessoal

Samuel Bortolin tem uma história e tanto de vida. O baiano, que tem paralisia cerebral com triplegia – condição que afeta os braços e as pernas –, é um amante dos esportes. Ele vem quebrando paradigmas e derrubando barreiras.

Em 2017, Samuel decidiu virar triatleta e, desde então, são oito provas da modalidade (combinação de natação, ciclismo e corrida) no currículo. A primeira foi a Challenge Cerrado, em Brasília. “Essa modalidade é uma das mais desafiadoras de todas. Até pra quem não tem nenhuma deficiência é difícil. Para quem tem, esse grau de dificuldade sobe demais”, frisa Samuel.

“Isso que me levou a amar esse esporte. O tamanho do desafio. Quando conquistei isso, de completar a primeira prova de triatlo, muitos diziam ser impossível. Tanto que ninguém no mundo, com o mesmo grau de deficiência do meu, havia completado um triatlo oficial”, ressalta.

6 imagens
O baiano começou a disputar provas em 2017
De lá para cá, são oito provas no currículo
Samuel também é palestrante
O triatleta foi personagem de um minidocumentário
Samuel na chegada do primeiro triatlon
1 de 6

O triatleta vem superando barreiras

Arquivo pessoal
2 de 6

O baiano começou a disputar provas em 2017

Giovanna Bembom/Metrópoles
3 de 6

De lá para cá, são oito provas no currículo

Giovanna Bembom/Metrópoles
4 de 6

Samuel também é palestrante

5 de 6

O triatleta foi personagem de um minidocumentário

Giovanna Bembom/Metrópoles
6 de 6

Samuel na chegada do primeiro triatlon

Arquivo pessoal

Palestras

Agora, Samuel concilia a vida de triatleta com a de palestrante, inspirando as pessoas com sua história de vida. “Conquistei o impossível também como palestrante, conseguindo sair do interior da Bahia, de uma cidade chamada Barreiras, para ser um palestrante de nível nacional”, comemora.

Recentemente, o atleta participou de duas palestras no DF, em um congresso em Águas Claras, no domingo (4/9), e para colaboradores da Essencial – Farmácia de Manipulação, em Taguatinga, nessa segunda (5/9), empresa que patrocina e apoia Samuel desde fevereiro de 2018.

Para o baiano, as conquistas no esporte representam melhor qualidade de vida. Ele salienta, no entanto, que o mais importante é a família. “Vejo como maior riqueza da minha vida a família que constituí com a minha esposa, Carol. Hoje temos um filho, que fez 4 anos recentemente”, destaca.

“Tenho certeza de que o grande desafio do triatlo contribuiu muito para essas conquistas. Trabalha um fortalecimento espiritual e mental, fazendo eu mesmo acreditar que a vida é muito mais do que ela pode ser e que diagnóstico não é destino.”

Documentário

Em abril de 2018, o canal Corrida Perfeita postou o minidocumentário O que é impossível?. Com pouco mais de 13 minutos de duração, o curta retrata a emocionante história de vida de Samuel e como ele decidiu virar atleta de triatlo. Confira:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?