Match point! O que Bortoleto precisa para ser campeão da F2 no Catar
O final de semana perfeito na Fórmula 2 pode dar 39 pontos ao piloto, o que pode significar título para brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
A Fórmula 2 ganhou uma atenção especial no Brasil após o anúncio do paulista Gabriel Bortoleto para correr na Fórmula 1, pela Sauber, em 2025. O jovem de 19 anos pode ser campeão da F2 antes de estrear na principal categoria do automobilismo.
O GP de F2 do Qatar tem início nesta sexta-feira (29/11), com a classificação, a partir das 13h10. No sábado (30/11), haverá a corrida sprint a partir das 13h20 e, no domingo (1º/12), a prova principal será a partir das 9h20. Todas as provas no horário de Brasília.
Bortoleto, que corre pela escuderia Invicta Racing, lidera a tabela de pilotos por 4,5 pontos de vantagem para o vice-líder – Isack Hajdar, da Campos Racing. Apesar da ligeira vantagem, o brasileiro pode se tornar campeão ainda no Grande Prêmio do Qatar, penúltima etapa da F2. Além dele e Hadjar, outros quatro pilotos têm chances matemáticas.
Na Fórmula 2, 11 escuderias e 22 pilotos formam o grid. A sprint vale 10 pontos para o piloto vencedor. A prova principal de domingo vale 25 para o primeiro lugar. Além disso, o atleta que conquistar a pole position ganha dois pontos. A volta mais rápida na corrida principal vale um ponto para aquele que terminar entre os 10 primeiros.
Bortoleto precisa ser perfeito
Para ser campeão no Qatar, Bortoleto precisa realizar o final de semana perfeito. Ou seja, conquistar a pole position, vencer a print e faturar a corrida principal com a volta mais rápida. A soma resulta em 39 pontos que o impossibilitam de ser alcançado na tabela. Ele precisa ainda, porém, que o vice-líder não pontue no fim de semana inteiro.
Caso os fatores não se alinhem, a disputa pelo título ficará para os Emirados Árabes, no Yas Marina Circuit. Independentemente do resultado, Bortoleto já tem seu lugar garantido na Fórmula 1 para o ano que vem.