COI recomenda que atletas da Rússia e Belarus voltem a competições
O COI recomendou que russos e bielorrussos participem apenas de competições individuais, como atletas neutros
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu que atletas com passaporte da Rússia e Belarus podem voltar a participar de competições internacionais após uma proíbição em vigor desde fevereiro de 2022.
Segundo comunicado divulgado nessa terça-feira (28/3), russos ou bielorrussos estão permitidos competir como atletas neutros em modalidades apenas em modalidades individuais. O COI ainda não decidiu sobre participação nos Jogos Olímpicos da França em 2024 e nas Olímpiadas de Inverno na Itália em 2026.
Apesar da flexibilização, algumas das sanções do COI contra Rússia e Belarus seguem em vigor.
A participação de delegações da Rússia e Belarus em esportes coletivos segue proibida, assim como a organização de eventos em um dos dois países ou a exibição de símbolos nacionais que remetam aos governos de Putin e Luskashenko.
Após o anúncio, o presidente do Comitê Olímpico Russo (ROC), Stanislav Pozdnyakov, chamou as condições impostas pelo COI de “inaceitáveis”, e afirmou que a decisão é uma “farsa”.
“Os termos atuais não facilitarão a admissão de atletas russos e bielorussos às competições”, disse em entrevista à agência estatal Tass. “Consideramos as condições propostas irracionais, legalmente infudadas e excessivas”, completou.