Clube é criticado por publicação após morte de jogador
O Nacional, que disputa a série D, publicou, nas redes sociais, uma foto na qual jogadores simulam um enterro
atualizado
Compartilhar notícia
O Nacional, clube do Amazonas que disputa a série D, protagonizou uma polêmica neste fim de semana. A equipe compartilhou, em seus perfis nas redes sociais, uma foto na qual os jogadores simulam uma morte.
A imagem foi publicada depois do tradicional rachão entre os atletas do time, nesse domingo (13/8), dias após o jogador Deon, do Bahia de Feira, falecer durante um treinamento na última semana.
As duas equipes vão se enfrentar nessa segunda (14/8), pelas oitavas de final da série D.
A atividade ocorreu no campo do Bahia de Feira. Após a postagem, o Nacional sofreu uma série de críticas dos seguidores e removeu o conteúdo de seus perfis.
Após a polêmica, a Federação Bahiana de Futebol repudiou a publicação.
“Apenas quatro dias após o falecimento do atacante Deon, os atletas do clube amazonense demonstraram falta de empatia, tolerância e respeito com uma simulação desnecessária, que indignou todos os baianos. O fato de o clube ter apagado a postagem em seguida não o isenta do ato de desrespeito à família do atleta, que sofre com a sua recente perda. Não há espaço para brincadeiras como essa no nosso futebol”, escreveu a FBF.
Como resposta, o Nacional emitiu um comunicado para afirmar que não houve uma provocação, mas reconheceu que a “brincadeira” não foi adequada.
“O Nacional Futebol Clube esclarece que a foto postada anteriormente acerca do tradicional ‘rachão’ de pré-jogo não teve intenção alguma de atrelar à morte recente do atleta Deon, do Bahia de Feira. A atividade descontraída e de disputa interna entre os atletas, bem como a foto, são costumeiras e habituais do cotidiano do futebol”, afirmou o clube.
“Jamais iríamos compactuar com algo ‘de brincadeira’, como tem sido atrelado à postagem. Temos total responsabilidade ao futebol e à situação; inclusive, abraçamos familiares, torcida e atletas no momento de luto. Respeitosamente, nos pronunciamos para a torcida adversária, os familiares e a nossa torcida. O Nacional é um clube centenário, que sempre honrou com a ética do desporto. Portanto, reconhecemos que a postagem não foi adequada, mas não foi intencional”, completou o comunicado.
A morte de Deon
O jogador de 36 anos morreu na última quarta (9/8), depois de passar mal em um treinamento na Arena Cajueiro, na cidade de Feira de Santana. Deon foi atendido, mas não resistiu e faleceu. Por conta de sua morte, Bahia de Feira e Nacional adiaram a partida e se enfrentarão nesta segunda.