Clube alemão anuncia saída da rede social X: “Máquina de ódio”
O St. Pauli, clube da elite da Alemanha, abandonou o perfil na rede social X, onde possui cerca de 250 mil seguidores
atualizado
Compartilhar notícia
O St. Pauli, clube da primeira divisão do futebol alemão, anunciou nesta quinta-feira (14/11) que está se retirando da rede social X (antigo Twitter).
O anúncio da decisão do St. Pauli foi publicado no perfil da equipe alemã na plataforma BlueSky. De acordo com o clube, o proprietário do X, Elon Musk, transformou a rede social em uma máquina de ódio.
“Estamos saindo do X e apelamos a todos os seguidores para nos seguirem no BlueSky. Elon Musk converteu o espaço de debate do Twitter numa máquina de ódio que também pode ter um impacto negativo nas eleições federais”
No X, o St. Pauli possuia cerca de 250 mil seguidores. Fundado em 1924, o clube, que tem viés progressista dentro de campo e nas arquibancadas, é ligado a movimentos antinazistas, anticapitalistas e a favor dos direitos da população LGBTQIA+.
Confira a nota oficial do St. Pauli
“O FC St. Pauli está se retirando da plataforma de mídia social X. The Boys in Brown ingressou na plataforma em 2013 e tinha 250.000 seguidores. Ao anunciar os motivos da retirada, o clube disse que o proprietário Elon Musk transformou um espaço de debate num amplificador de ódio capaz de influenciar a campanha eleitoral parlamentar alemã.
Desde que assumiu o Twitter, como a plataforma era conhecida anteriormente, Musk transformou o X em uma máquina de ódio. O racismo e as teorias da conspiração podem se espalhar sem controle e até mesmo com curadoria. Insultos e ameaças raramente são sancionados e são vendidos como liberdade de expressão.
Além disso, após a sua vitória eleitoral, Donald Trump escolheu Musk para chefiar um novo departamento governamental. Musk foi um grande apoiador da campanha de Trump e também usou o X para esse fim. É de presumir que X também promoverá conteúdos autoritários, misantrópicos e de extrema direita durante a próxima campanha eleitoral alemã, manipulando assim o discurso público.
O FC St. Pauli já havia restringido o uso do X e postado cada vez mais declarações políticas em apoio à diversidade e à inclusão para se posicionar contra o ódio. Agora o clube cessa a sua atividade no X. A conta deixará de ser utilizada, mas o conteúdo dos últimos 11 anos permanecerá online tendo em conta o seu valor histórico contemporâneo.
O clube gostaria de agradecer aos seus membros pela troca crítica sobre o que fazer em relação ao X e apela aos seus seguidores na plataforma para mudarem para o BlueSky. A conta inglesa do FC St. Pauli também será transferida para o BlueSky”.