metropoles.com

Cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio falará do povo brasileiro

Festa trará as origens indígenas, a chegada de europeus, dos escravos africanos e pretende passar a mensagem de que a imigração é positiva

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
J.P.Engelbrecht
JPE-Arcos-Olimpiadas-20150520-3
1 de 1 JPE-Arcos-Olimpiadas-20150520-3 - Foto: J.P.Engelbrecht

Quando as pessoas ao redor do mundo ligarem as tevês para acompanharem a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio, em 5 de agosto, assistirão à história do povo brasileiro. Esse foi o tema escolhido pelos organizadores, que, ao contrário do que foi feito em Londres-2012 ou Pequim-2008, evitaram usar a cerimônia para destacar o país e vão focar na formação da sociedade.

Traçando as origens indígenas, a chegada de europeus, dos escravos africanos e mesmo de libaneses e asiáticos, a cerimônia tentará mostrar que foi no Brasil, de uma certa forma, que o mundo se encontrou. Com criatividade, mas sem a pompa chinesa ou a tecnologia dos ingleses, o evento ainda mandará uma outra mensagem: a de que a imigração é positiva.

O jornal O Estado de S.Paulo apurou que o tema foi recebido com entusiasmo pela ONU, que, nos últimos meses, tem feito uma ampla campanha contra movimentos de extrema direita e xenófobos, com governos fechando fronteiras e a pior crise de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.

Em um momento em que partidos políticos e candidatos como Donald Trump, nos Estados Unidos, ganham terreno com propostas de erguer muros, a ONU e o COI estimam que a mensagem que o Brasil passará ao mundo será “poderosa”.

Não por acaso, a chama olímpica passou pela sede da ONU depois de ser acesa na Grécia, em um evento que contou até mesmo com o secretário-geral da entidade, o sul-coreano Ban Ki Moon. “Queremos mandar uma mensagem de esperança ao mundo. O esporte construí pontes e não cria muros. O que compartilhamos é maior do que o que nos divide”, disse o presidente do COI, o alemão Thomas Bach.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?